Projeto "ESTUDE MELHOR", família e escola

Com o  objetivo orientar, estimular e ensinar as crianças e os pais uma forma adequada de estudo. Serão beneficiados alunos de 5ª e 6ª séries das escolas municipais de Rio dos Cedros O projeto começou a ser realizado no segundo semestre de 2010, com o levantamento de dados acerca da rotina de estudo das crianças.

Os próximos passos do projeto serão  encontros planejados com dinâmicas, conversas e apresentação de materiais de orientação.

A finalização será feita com a entrega de manuais contendo dicas de estudo para pais e alunos.

A escola, portanto necessita do apoio da família, pois ela precisa saber sobre sua dinâmica para, poder respeitá-la, orientá-la e compreendê-la, para depois, após um diálogo aberto e franco, intervir, se necessário, em relação ás atitudes da criança.

A boa relação entre família e escola impulsiona uma soma de ações que conduzem pais e gestores a praticar o diálogo uns com os outros, a superar a divergência de opiniões e a compreender o papel de cada nessa relação.

E educação é sem dúvida, complexa demais, portanto exige a parceria entre famílias e a escola. Essa parceria deve-se efetivar no respeito mútuo, em que as funções de cada instituição sejam consideradas, mas que cada uma delas – família e escola -se conscientize da sua importância para o desenvolvimento integral da criança.

O projeto está sendo realizado pela Equipe Multidisciplinar da Secretaria Municipal de Educação de Rio dos Cedros.