Prêmios

Durante o Encontro Nacional dos Tribunais de Contas, a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) lançou a ferramenta Radar Nacional da Transparência Pública, que divulga a ampla gama de informações sobre a transparência pública no Brasil (http://transparencia.atricon.org.br).

Conforme estabelecido pela Resolução Atricon nº 09/2018, atualizada pela de nº 01/2022, os portais que se destacarem no quesito transparência serão agraciados com selo de qualidade concedido pela Atricon e por entidades parceiras.

Sendo assim, no último dia 28 de março, foi conferido à Prefeitura Municipal de Rio dos Cedros o SELO DE QUALIDADE EM TRANSPARÊNCIA PÚBLICA na CATEGORIA OURO, fruto do compromisso e do esforço de Vossa Excelência e dos demais servidores desse órgão para a concretização de um dos mais valiosos direitos da sociedade: o acesso à informação. Conselheiro Herneus João De NadalPresidente, TCESC

A Administração municipal reconhece os esforços de todos servidores municipais, na entrega de um produto de qualidade aos munícipes, os quais, agora, tem a sua disposição o acesso facilitado a informações produzidas pelo Poder Público.


Orgulhosamente, anunciamos que, pelo segundo ano consecutivo, a Prefeitura de Rio dos Cedros conquistou o prestigioso Selo Ouro de Reconhecimento em Transparência Pública. Concedido pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e pelos tribunais de contas de todo o país, este selo é um testemunho do comprometimento e da excelência da administração municipal.

A emocionante revelação do resultado ocorreu durante o prestigiado seminário “Transparência em Foco: Controle e Participação Social”, realizado na sede do Tribunal de Contas da União (TCU), em Brasília. Este reconhecimento nacional ressalta não apenas a conquista, mas também o compromisso da Prefeitura de Rio dos Cedros com a transparência e a participação social.

Alcançando uma pontuação de 87,62%, a administração municipal superou os desafios de uma metodologia mais complexa e exigente em 2023, com a avaliação de 258 itens, em comparação com os 125 do ano anterior. Isso destaca não apenas a consistência, mas também a evolução constante na promoção da transparência.

O Selo Ouro, concedido a entes públicos que atingem entre 85% e 94,9% na avaliação, reflete o compromisso da Prefeitura de Rio dos Cedros em ir além das expectativas, consolidando-se como uma referência em transparência no Brasil.


 Ranking da qualidade da informação contábil e fiscal no Siconfi – Ranking Siconfi – é uma publicação da Secretaria do Tesouro Nacional – STN – cujo objetivo é avaliar a qualidade da informação e a consistência dos relatórios e demonstrativos contábeis e fiscais que o Tesouro Nacional recebe, por meio do Siconfi – Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro, de todos os entes federativos, ou seja, da União, dos estados e dos municípios brasileiros.

 A finalidade dessa publicação é fomentar a melhoria da qualidade e da consistência dos dados fiscais e contábeis enviados pelos entes e que são utilizados tanto pelo Tesouro Nacional quanto pelos diversos usuários dessa informação.

https://ranking-municipios.tesouro.gov.br/


A noite do dia 13/11/2023, reservou um momento memorável no cotidiano de alguns municípios catarinenses, com a entrega da premiação Band Cidades Excelentes.

O prêmio é uma iniciativa do Grupo Bandeirantes e Instituto Aquila visando reconhecer e incentivar as boas práticas da gestão pública. Um verdadeiro óscar a ser entregue aos gestores.

São 67 indicações, distribuídas em seis pilares: Educação; Saúde e Bem-Estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Sustentabilidade; Desenvolvimento Sócio Econômico e Ordem Pública; e Governança, Eficiência Fiscal e Transparência. O evento chega à terceira edição com grande respaldo técnico. Este ano, conta com um diferencial e que poderá até mesmo alterar o ranking de muitas cidades.

É que a base de dados do prêmio está sendo atualizada com o novo censo feito pelo IBGE. Dessa forma um indicador pode ter piorado em função do número de habitantes que mudou. A etapa desta noite, em Florianópolis, faz parte da estadual. Em novembro, serão conhecidas as premiadas na etapa nacional.

𝐏𝐫ê𝐦𝐢𝐨 𝐁𝐚𝐧𝐝 𝐂𝐢𝐝𝐚𝐝𝐞𝐬 𝐄𝐱𝐜𝐞𝐥𝐞𝐧𝐭𝐞𝐬

ℹ️ O Prêmio Band Cidades Excelentes anuncia os vencedores de sua terceira edição da etapa nacional nesta segunda-feira, 𝟏𝟏 𝐝𝐞 𝐝𝐞𝐳𝐞𝐦𝐛𝐫𝐨. A iniciativa do Grupo Bandeirantes com o Instituto Aquila visa incentivar, reconhecer e valorizar as boas práticas de gestão pública que transforma a realidade dos municípios brasileiros e melhora os serviços públicos prestados aos cidadãos.

🎖️A premiação vai ser realizada com base do ranking do IGMA (Índice de Gestão Municipal Aquila), com 67 indicadores em seis pilares: Educação; Saúde e Bem-Estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Sustentabilidade; Desenvolvimento Sócio Econômico e Ordem Pública; e Governança, Eficiência Fiscal e Transparência.

Rio dos Cedros ficou entre os 3 finalistas a nível nacional.