Nereu Ramos em Rio dos Cedros

No ano de 1942, durante as homenagens da inauguração da nova ponte de madeira coberta que ligava o centro da cidade, que recebeu em homenagem ao  pai do ex-governador Aderbal Ramos da Silva, Ponte Desembargador Pedro Silva, compareceu ao  evento o  então Interventor do Estado de Santa Catarina,  Nereu Ramos, que juntamente com autoridades locais e o Intendente Municipal Leandro Longo cruzou a ponte, inaugurando a mesma oficialmente. 

Posteriormente a rua onde ele teria percorrido recebeu este seu nome (Rua em frente a Prefeitura Municipal). Não existe registro na Prefeitura de Rio dos Cedros  data exata da inauguração, mas graças a família Longo que gentilmente permitiu realizar a cópia da foto deste evento é possível ver o interventor realizando a inauguração e ver o ano 1942 no verso. Cabe lembrar que na época Rio dos Cedros denominava-se Distrito de Arrozeira, devido a inauguração do canal de irrigação,  e  pertencia ao Município de Timbó.

Histórico de Nereu de Oliveira Ramos, foi presidente da República durante dois meses e 21 dias (11 de novembro de 1955 á 31 de janeiro de 1956). Eleito pelo Congresso Nacional, coube a ele em sua breve passagem pela presidência, sob estado de sítio, completar o quadriênio presidencial.

No dia 31 de janeiro de 1956, Nereu passou o governo para Juscelino Kubitscheck e no mesmo dia, tornou-se ministro da justiça. Em maio de 1956, delegou ao Exército a tarefa de reprimir as manifestações populares desencadeadas na capital federal contra o aumento das tarifas dos bondes. Ainda naquele mesmo mês, Nereu Ramos teve como objetivo aperfeiçoar a Carta de 1946, nomeando uma comissão nacional de juristas encarregados de estudar uma reforma constitucional. Entretanto, seus esforços foram frustrados. Com isso, pediu exoneração do Ministério da Justiça em 4 de novembro de 1957. Entre 3 de outubro e 4 de novembro de 1956, acumulou interinamente o cargo de ministro da educação e reassumiu sua cadeira no Senado.

Teve uma grande carreira política. Primeiramente, foi deputado da Assembléia Legislativa de Santa Catarina (1910-1921). Em 1927, fundou o Partido Liberal Catarinense, onde foi também o primeiro presidente. Em 1930, foi eleito deputado federal, mas com o fechamento do Congresso teve o seu mandato extinto. Apoiou a Revolução Constitucionalista em 1932 e no ano seguinte foi eleito deputado constituinte.

Em 1935 foi eleito governador de Santa Catarina, sendo nomeado interventor em 1937, ficando no cargo até 1945.

Em 1946, foi eleito deputado e senador pelo PSD. Presidente da Câmara de Deputados, em 1951, e vice-presidente do Senado, em 1955.

Em 11 de novembro de 1955, Nereu Ramos assumiu a presidência do Brasil, após o suicídio do presidente Getúlio Vargas. Havia o impedimento do vice presidente Café Filho e do presidente da Câmara dos Deputados, Carlos Luz devido ao Movimento de 11 de Novembro. Foi ministro da justiça no governo de Kubitscheck até novembro de 1957, quando voltou ao Senado.

Faleceu em 16 de junho de 1958, em pleno exercício político, em um desastre aéreo.