Rede de Prevenção e mitigação de desastres hidrológicos na bacia do Rio dos Cedros

A Prefeitura Municipal de Rio dos Cedros recebe por iniciativa da Universidade Federal de Santa Catarina 3 novas estações Hidrológicas e Réguas Linimétricas  por iniciativa do  Prefeito Fernando Tomaselli .Por exigência das grandes precipitações de chuva nos últimos anos ocorrentes em nossa região, diversas  iniciativas  vem  sendo tomadas no sentido de promover o monitoramento contínuo  da  variação  do  nível  d'água  em  rios  e reservatórios,  bem  como  seu  comportamento hídrico baseado no  regime de chuvas e seu  impacto em  zonas  de  recarga. Para tanto,  uma  solução  é  a  instalação  de  sistemas telemétricos para medição de nível, vazão e precipitação em cursos d água e bacias como um  todo.

Essa rede será composta por dispositivos  portáteis  ou  estações  remotas  de coleta e transmissão de dados, dotadas de sensores  específicos  para  a  medição  das  variáveis: pressão hidrostática e opcionalmente precipitação atmosférica.. O sistema a ser implantado no próximo mês em Rio dos Cedros, será considerado modelo em nível de Brasil.

Conforme o Prefeito Fernando Tomaselli com a formação desta Rede a Defesa Civil poderá contar com dados em tempo real e assim viabilizar a prevenção de forma mais eficaz.

As estações Hidrológicas  serão instaladas nas seguintes regiões

Baixo Rio Cunha – Escola Alfredo Berri

Rio Rosina Escola Pref. João Floriani