Peixe incluído na Alimentação Escolar de Rio dos Cedros

Com o objetivo de formar bons hábitos alimentares nos educandos e acrescentar mais qualidade à alimentação escolar servida, no segundo semestre de 2010 foi incluído no cardápio escolar municipal de Rio dos Cedros o filé de Tilápia.

A carne de peixe, além de muito saborosa é muito nutritiva, pois é rica em proteínas e contém grande quantidade de minerais, como o cálcio, fósforo e cobalto, além das vitaminas A, D e B. Os peixes também são compostos por ácidos graxos essenciais, ômega-3 e ômega-6, que são chamados desta forma por não serem produzidos pelo organismo, logo devem ser obtidos na dieta. O ácido graxo ômega-3 ajuda a diminuir o risco de doenças cardiovasculares, a pressão arterial, o nível de colesterol ruim, colesterol total e triglicérides, além de melhorar o desempenho cerebral. Já ômega-6 ajuda a melhorar a imunidade. O Ministério da Saúde recomenda o consumo de peixe de 2 à 3 vezes por semana.

Os filés de Tilápia servidos raramente possuem espinhas e o modo de preparo é em forma de molhos, acompanhando polenta ou arroz, ou ainda em forma de caldo de peixe. Os cozinheiros preparam de modo que fique mais atrativo ao aluno, porém sempre evitando o uso excessivo de sal ou acréscimo de gordura. A aceitabilidade do peixe foi testada entre os alunos, com escala hedônica, tendo 89,3% de aprovação.

Todo este carinho é porque não basta  introduzirmos nos cardápios alimentos nutritivos, variados e de qualidade. É condição fundamental  que os mesmos sejam consumidos pelos alunos, para atender suas necessidades nutricionais durante o período permanência na Unidade Escolar.