XII Volta a Santa Catarina de Mountain Bike – Edição Vale Europeu

Volta

Estamos se aproximando!, para darmos a largada a mais uma edição da Volta a Santa Catarina de Mountain Bike, prova consagrada no calendário nacional como prova pioneira de ultramaratona em etapas. Teve inicio em 1999 e este ano completará sua XII (décima segunda edição) com muito espetáculo, diversão, superação e muitos desafios pelos vales, rios e montanhas do Vale Europeu. Vem ai Edição 2010!

No ano de 2010, o cenário escolhido para o grande desafio é a região do Valeu Europeu, conhecida pela sua união de culturas em um único vale e pela sua hospitalidade aos atletas foi mais uma vez a escolha para este palco de aventuras, desafios e alegrias aos atletas de todas as regiões do Brasil.

De 9 a 12 de outubro de 2010, centenas de atletas terão a chance de passar por lugares nem antes descobertos, irão poder sentir-se realmente na Europa dentro do Brasil, Pomerode a cidade conhecida como a cidade mais alemã do Brasil irá ser o Palco da largada para os atletas, exuberante por suas belezas naturais e por manter suas tradições germânicas, os atletas poderão ter a chance de passar por casas enxaimel e alto de montanhas de onde pode se apreciar toda a cidade. Está décima segunda edição será uma prova inesquecível para atletas amadores e profissionais.

Cada dia de prova terá em média 40 a 82 quilômetros, pelas estradas e cidades do Circuito Vale Europeu.

No primeiro dia de prova os atletas irão largar na cidade de Pomerode seguindo para Rodeio, onde serão recepcionados defronte a prefeitura Municipal, tendo percorrido a distância de 44,3Km. No segundo dia irão largar da cidade de Rodeio em direção há cidade de Dr. Pedrinho, onde irão passar ao lado de belas cachoeiras e percorrer 46,1Km. Logo para o terceiro dia de prova e mais longo trecho da volta entre as cidades de Dr. Pedrinho e Rio dos Cedros passaram entre as grandes barragens da região, onde irão desfrutar de lindas paisagens e montanhas ate chegar em Palmeiras, onde se localiza umas das barragens da cidade de Rio dos Cedros totalizando 81,1Km. Para ultima e quarta etapa reserva-se uma prova plana entre as cidades de Rio dos Cedros e Timbó percorrendo 26,3Km.

O palco de chegada da ultima etapa será a cidade de Timbó, a cidade conhecida como a Pérola do Vale, por sua riqueza, beleza e qualidade de vida.

A região onde irá passar a Volta possui belíssimas paisagens e uma natureza bem preservada, com muitas áreas de Mata Atlântica ainda intocadas. Nas partes mais altas há também as imponentes araucárias, típicas do Sul do Brasil. A presença da água é um dos destaques deste roteiro, além de ser uma das áreas com maior concentração de nascentes do país, são inúmeras cachoeiras, rios e riachos pelo caminho.

Outro aspecto interessante do roteiro é a marca da cultura européia que se manifesta fortemente nos hábitos e tradições da população. A imigração, inicialmente alemã, seguida da italiana, é visível em muitos aspectos como a arquitetura, a gastronomia, a música e os esportes.

Durante as horas vagas, os atletas e familiares poderão, por exemplo, observar a arquitetura Enxaimel, proveniente do sul da Alemanha, provar vinhos e queijos produzidos com a tradição italiana e entrar em contato com o modo de vida simples e tranqüilo das pessoas do campo nas cidades do roteiro.

A Volta a Santa Catarina em Mountain Bike é realização da Federação Catarinense de Ciclismo com apóio das Prefeituras de Pomerode e Timbó, do Consórcio Vale Europeu e Twins Bike Shop.