Previsão para FEVEREIRO, MARÇO e ABRIL de 2013

Chuva abaixo da média para o trimestre em SC

A previsão para o trimestre Fevereiro/Março/Abril é de chuva ligeiramente abaixo da média climatológica em quase todas as regiões de Santa Catarina.

Ressalta-se que na climatologia verifica-se um decréscimo natural nos volumes de chuva de fevereiro até o mês de abril.

Durante o mês de fevereiro até o início de março as chuvas serão mais frequentes, típicas de verão (normalmente entre à tarde e à noite) e, preferencialmente, irão ocorrer entre as regiões que vão do Litoral ao Planalto, com ênfase para as áreas mais ao norte, nas proximidades do Estado do Paraná como Planalto e Litoral norte. Neste período, o Oeste, Meio Oeste e Litoral Sul de Santa Catarina, terão chuva mal distribuída e abaixo da média.

A condição de temporais isolados se mantém associada ao aquecimento diurno que resulta em convecção, além da passagem de sistemas frontais, e por vezes facilitando a ocorrência de chuva forte localizada, num curto espaço de tempo, com rajadas intensas de vento e até mesmo granizo.

No restante do mês de março, especialmente na segunda quinzena, e no mês de abril, a chuva deve ficar dentro da normalidade, ou seja, próxima à média climatológica (veja mapas).

Com relação à temperatura para o trimestre a previsão é de temperatura dentro da média climatológica.

O final do verão de 2013 será quente como de costume. Nesse período as ondas de calor são mais raras, mas não descartadas.

Entre fevereiro de 2013 e o início de março de 2013 devido à cobertura de nuvens e da chuva, a temperatura mínima ficará acima da média do Planalto ao Litoral e um pouco abaixo em relação à temperatura máxima. Nas demais regiões, a temperatura fica acima da média devido à maior presença de dias ensolarados, ou seja, a amplitude térmica será bem pronunciada.

Nos meses seguintes, a temperatura ficará dentro da normalidade com as primeiras incursões de massas de ar mais frias ao Estado, diminuindo a temperatura, se estendendo naturalmente para abril, com os primeiros episódios mais frios nas áreas mais altas da Serra, não se descarta o registro de geada.

A Temperatura da Superfície do Mar (TSM):

Na área oceânica do Pacífico Equatorial Leste, região de monitoramento do ENOS (El Niño Oscilação Sul) pode se dizer que as águas superficiais estão próximas à normalidade, sem aquecimento ou resfriamento significativo, como mostram as Figuras 1 e 2. Os padrões de circulação atmosférica de grande escala apresentaram um padrão próximo à climatologia em praticamente toda a faixa Equatorial do Pacífico. Estes padrões atmosféricos e oceânicos estão associados a condições de neutralidade do fenômeno El Niño e não devem mudar no primeiro semestre de 2013, portanto a previsão é de neutralidade climática até o final do verão.

Figura 1 – Anomalia da TSM nos oceanos Atlântico e Pacifico, em dezembro de 2012

Figura 2 – Anomalia da TSM no oceano Pacífico, entre 17 e 24/01/2013

A Epagri/Ciram recomenda o permanente acompanhamento dos boletins e informações disponibilizados neste site.

Marcelo Martins – Meteorologista(s)