Rio dos Cedros está na final do Prêmio RBS de Educação

Vencedores do concurso serão conhecidos em dezembro

Prêmio RBS de Educação anuncia finalistas Fernando Gomes/Agencia RBS

A primeira edição do Prêmio RBS de Educação – Para Entender o Mundo já escolheu seus finalistas. Os 18 melhores projetos de mediação de leitura inscritos no concurso foram escolhidos por 13 avaliadores em Porto Alegre na última terça-feira, 17.

Em um primeiro momento, a triagem foi feita pela internet. Cada um dos 936 textos foi examinado por dois avaliadores, responsáveis por atribuir uma nota de zero a 10. A partir disso, os 60 relatos mais bem avaliados foram objeto de uma segunda análise, desta vez presencial, que definiu os finalistas.

_ O nível dos trabalhos que eu recebi está muito bom. As pessoas têm feito alguma coisa que ultrapassa aquilo que está nos livros didáticos _ afirma Vilca Marlene Merízio, doutora em Literatura Portuguesa Contemporânea pela Universidade dos Açores, que já trabalhou como avaliadora em outros concursos, como a Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa.

No total, Rio Grande do Sul e Santa Catarina terão seis vencedores nas categorias Escola Pública, Escola Privada e Projeto Comunitário. O público também poderá escolher dois vencedores, um de cada Estado, por meio de votação popular. Serão produzidos vídeos com os 18 finalistas, contando a experiência vivida por eles. Esses documentários estarão disponíveis no site do prêmio em novembro, e serão o objeto de julgamento do Júri Popular.

Mara Ferreira, professora do curso de Letras da Faculdade Porto-Alegrense (Fapa), destaca a importância de a população conhecer projetos de qualidade desenvolvidos por professores e educadores.

_ Existem trabalhos que precisam ser conhecidos pelo público, e acredito que a Fundação Maurício Sirotsky e o Grupo RBS estão contribuindo para trazer a público o que está acontecendo nas salas de aulas, nas bibliotecas e nos espaços comunitários do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

O Prêmio RBS de Educação é uma iniciativa do Grupo RBS e da Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho, e tem apoio técnico do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).

Finalistas

Rio Grande do Sul

Categoria Escola Particular – RS

Nicole Bruna Sauthier Niche – Escola Projeto (Porto Alegre)
Taise Soares de Oliveira – Colégio Medianeira (Santiago)
Suzana Borges da Fonseca Bins – Centro de Ensino Pastor Dohms (Porto Alegre)

Categoria Escola Pública – RS

Maria Alice Gouvêa Campesato – Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora do Carmo (Porto Alegre)
Rita Tessaro – Colégio Estadual Sananduva (Sananduva)
Neusa Regina Klein Palma – Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Maria Gusmão Britto (São Leopoldo)

Categoria Projeto Comunitário – RS

Solange Carvalho de Souza – Centro de Internação Provisória Carlos Santos (Porto Alegre)
Clarisa Garcez – Via Vida (Porto Alegre)
Cristiane Fuzer – Universidade Federal de Santa Maria (Santa Maria)

Santa Catarina

Categoria Escola Particular – SC

Cristiano Viana Abrantes – Centro Educacional Machado de Assis (Joinville)
Gabrielle Borba da Silva – Colégio Catarinense (Florianópolis)
Luciana Balbinott Paludo – Colégio Logosófico González Pecotche (Chapecó)

Categoria Escola Pública – SC

Kamille Khristiny Meneses de Oliveira – Escola de Educação Básica Feliciano Pires (Brusque)

Bruno Araujo Soares – Escola Municipal de Ensino Fundamental Prefeito João Floriani (Rio do Cedros)

Carolina Kuhnen – Escola Desdobrada Costa da Lagoa (Florianópolis)

Categoria Projeto Comunitário – SC

Maria Elizabeth Souto de Oliveira – Escola Municipal de Ensino Fundamental Vila Nova (Passo de Torres)
Verena Pellis Kirsten – Fundação Cultural de Blumenau (Blumenau)
Renata Hercolino Chiminski – Bairro da Juventude dos Padres Rogacionistas (Criciúma)

Como será a premiação
_ Cada um dos 18 finalistas irá receber R$ 1,5 mil
_ Cada um dos seis vencedores irá receber R$ 10 mil
_ Vencedores pelo Júri Popular irão receber R$ 10 mil, cada
_ As instituições em que atuam os educadores receberão R$ 6 mil, cada

Participe do júri popular
_ Serão gravados 18 documentários, com cerca de um minuto cada, sobre os projetos desenvolvidos pelos finalistas.
_ Em novembro haverá uma votação popular, que irá eleger dois vencedores (um no RS e outro em SC).
_ Em dezembro haverá um evento em cada estado, em que serão conhecidos os vencedores das categorias Escola Pública, Escola Particular e Projeto Comunitário, além do Júri Popular.

Fonte: http://anoticia.clicrbs.com.br/sc/noticia/2013/09/premio-rbs-de-educacao-anuncia-finalistas-4273469.html