Defesa Civil Informa

No dia de hoje, 27 de outubro, foi instalada uma nova estação hidrológica que irá monitorar o rio e as chuvas do rio dos Cedros. Também foi instalada no dia de ontem, na comunidade de Pedra Preta uma estação meteorológica, que irá monitorar as chuvas da bacia hidrológica daquela região. Ambas fazem parte do projeto de gestão de cheias do Vale do Itajaí, monitoramento e alerta, que servirão de base para o acionamento de planos de contingência dos municípios e a operação das barragens de contenção de cheias.

O Projeto da Defesa Civil de SC conta a instalação de 25 estações hidrológicas, 10 meteorológicas e 2 pluviométricas. Os sensores terão transmissão de dados inicialmente por satélite privado e futuramente com o avanço no número de estações a intenção é criar uma rede de dados privada também. Os dados estarão disponíveis para todos os municípios e terão atualização a cada 15 segundos, registro histórico a cada 5 minutos e a cada 15 minutos será enviado uma foto da régua. As informações em tempo quase real dos principais pontos da bacia, com um programa dedicado de manutenção preventiva e corretiva consolidará o Vale do Itajaí como referência no monitoramento e alerta hidrometeorológico.

Os equipamentos estão em fase de teste em nosso município, e estão sendo instalados em outras cidades do vale pela Defesa Civil Estadual.

Estação – Pedra Preta