AMMVI: há 50 anos a serviço do Médio Vale do Itajaí

Quando uma entidade nasce pautada pelo respeito, ética e é comprometida com seus associados, o resultado é a consolidação do trabalho por meio do reconhecimento público. Este foi o tom da cerimônia na sexta-feira (2/8), que comemorou as bodas de ouro da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (AMMVI).

Na presença da vice-governadora de Santa Catarina, Daniela Cristina Reinehr, autoridades locais e regionais, empresários, ex-presidentes da AMMVI, prefeitos dos 14 municípios que integram a entidade e convidados especiais reconheceram a importância da entidade na orientação aos prefeitos e fortalecimento da economia regional.

“A AMMVI não é apenas uma entidade. É uma das mais atuantes aqui no Estado no assessoramento especializado a prefeitos”, falou de forma enfática o conselheiro e corregedor-geral do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC), Wilson Wan-Dall.

O representante do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), promotor de Justiça Odair Tramontin foi na mesma linha de raciocínio, afirmando que na AMMVI “temos o melhor exemplo de administração pública. Aqui já tivemos e ainda temos a solução para vários problemas comuns que atingem a bacia do Vale do Itajaí. E para continuar assim a gente precisa do olhar forte, firme e fraterno do governo do estado”, afirmou direcionando-se à vice-governadora.

A reitora da Universidade Regional de Blumenau (Furb), Marcia Sardá Espindola, relembrou a fundação da AMMVI, inicialmente com 11 prefeitos, e que teve participação fundamental da instituição de ensino. “A presença da Furb tem sido estratégica e constante nestes 50 anos. E seremos sempre entidades parceiras”, reforçou.

A parceria com a Universidade é uma entre tantas que a AMMVI firmou ao longo dos primeiros 50 anos. E essa cooperação foi destacada pelo deputado estadual Ivan Naatz, que representou a Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc). “O sucesso e o desenvolvimento da região passa pelo cooperativismo. Estamos vivendo um momento ímpar na política do Estado. E é hora de evoluir como região metropolitana. A Alesc está sempre à disposição de todos vocês para realizar este desejo”, disse. O representante da Câmara de Vereadores de Blumenau, vereador Alexandre Matias, também observou a importância deste cooperativismo uma vez que a “AMMVI reúne cerca de 820 mil habitantes, o maior PIB do Estado”.

Ao usar a tribuna, a vice-governadora afirmou que em todas as regiões que tem visitado observa a vontade dos prefeitos em cooperar. “Santa Cataria tem uma riqueza muito peculiar e um dos meus sonhos é potencializar estas riquezas. Estamos em fase de organização da casa, mas queremos um crescimento integrado de todos os municípios do Estado, começando por fortalecer cada vez mais parcerias como a de vocês”, afirmou Daniela.

O presidente da AMMVI e prefeito de Blumenau, Mario Hildebrandt, reforçou este fortalecimento de parcerias e a trajetórias de conquistas da entidade. Disse que era uma honra estar à frente da Associação neste momento especial de 50 anos, porém fez questão de mencionar a importância de todos os presidentes que contribuíram para esta história.

“Quanta coisa a AMMVI realizou e consolidou neste período e que fez a diferença na vida das pessoas do Vale do Itajaí. Muita luta tivemos e ainda teremos. Já lutamos pela construção da BR-470, agora estamos lutando pela duplicação e depois precisaremos avançar ainda mais, quem sabe, como região metropolitana de fato. Sei que sozinhos não somos nada. Precisamos da união e da força dos cerca de 820 mil habitantes dos 14 municípios que compõem a AMMVI”, frisou.

Homenagens

A cerimônia de 50 anos da AMMVI culminou com a entrega de moções, comendas e diversas homenagens. A Câmara de Vereadores de Blumenau foi a primeira a entregar uma moção de louvor, “um reconhecimento em nome dos 15 vereadores com a certeza de que juntos, conseguimos muito mais”, disse o vereador Jeans Mantau, autor da moção. Na sequência, a Federação Catarinense de Municípios (Fecam), com o diretor-executivo, Rui Braun, prestou a homenagem falando que “partidos vêm e voltam, órgãos chegam e saem, mas a nossa instituição tem 50 anos de um valor que não passa”.

Em seguida, o prefeito fundador, os ex-presidentes da entidade e o primeiro funcionário da AMMVI receberam uma especial homenagem. Na ocasião, receberam a comenda Ordem do Mérito Municipalista os atuais prefeitos que integram a AMMVI, os presidentes das Câmaras de Vereadores, as entidades municipalistas, os consórcios públicos, as lideranças empresariais e entidades de imprensa.

Um dos prefeitos a receber a homenagem foi José Luiz Colombi, atual gestor de Botuverá e que presidiu a AMMVI no período de 2017-2018. “Eu sou cooperativista. Aprendi que sozinho a gente não consegue nada. Na AMMVI os prefeitos têm todas as informações que precisam”, afirmou, declarando a importância de estar integrado a uma instituição que ouve e está sempre disposta a ajudar os gestores municipais.

Prova de que a AMMVI já se tornou indispensável para os prefeitos da região está no posicionamento da prefeita da cidade de Doutor Pedrinho. Simoni Mércia Mesch Nones veio da iniciativa privada. Está em seu primeiro mandato. Disse que nunca tinha ouvido falar em uma associação de municípios. Ficou sabendo da existência da AMMVI na primeira semana de governo. “Fiquei admirada com a estrutura que eles têm. Aqui é uma mini-prefeitura. Aqui eu encontro a força e a resposta. Eu não precisei inventar a roda. Aqui eles têm a resposta para todas as questões que eu tenho dúvida”, relatou.

A cerimônia de 50 anos encerrou com o corte do bolo dos 50 anos e recepção aos convidados.

Veja a lista de homenageados (observação: alguns destes não estavam presentes no dia do evento em função de outras agendas).

Homenagem AMMVI 50 anos

– Evaristo Francisco Spengler: ex-prefeito de Gaspar que participou da fundação da AMMVI, em 1969.

– Edelmo Naschenweng: funcionário número um da AMMVI, admitido em 1971.

– João Paulo Karam Kleinübing: presidente na gestão 2009 e ex-prefeito de Blumenau.

– Jamir Marcelo Schmidt: presidente na gestão 2010 e ex-prefeito de Apiúna.

– Paulo Roberto Eccel: presidente gestão 2011 e ex-prefeito de Brusque.

– Carlos Alberto Pegoretti: presidente gestão 2012 e ex-Prefeito de Rodeio.

– Laércio Demerval Schuster Junior: presidente gestão 2013 e ex-prefeito de Timbó.

– Sérgio Almir dos Santos: presidente gestão 2014 e ex-prefeito de Indaial.

– Paulo Roberto Weiss: presidente gestão 2015-2016 e atual prefeito de Rodeio.

– Fernando Tomaselli: presidente gestão 2016 e ex-prefeito de Rio Dos Cedros.

– Jose Luiz Colombi: presidente gestão 2017-2018 e atual prefeito de Botuverá.

– Jean Michel Grundmann: presidente gestão 2018-2019 e atual prefeito de Benedito Novo.

Comenda Ordem do Mérito Municipalista

– José Gerson Gonçalves, prefeito de Apiúna.

– Lairton Antonio Possamai, prefeito de Ascurra.

– Jean Michel Grundmann, prefeito de Benedito Novo.

– Mário Hildebrandt, prefeito de Blumenau.

– José Luiz Colombi, prefeito de Botuverá.

– Jonas Oscar Paegle, prefeito de Brusque (no ato representado pelo secretário municipal João Beuting)

– Simoni Mercia Mesch Nones, prefeita de Doutor Pedrinho.

– Kleber Edson Wan-Dall, prefeito de Gaspar.

– Matias Kohler, prefeito de Guabiruba.

– André Luiz Moser, prefeito de Indaial.

– Ércio Kriek, prefeito de Pomerode.

– Marildo Domingos Felippi, prefeito de Rio dos Cedros.

– Paulo Roberto Weiss, prefeito de Rodeio.

– Jorge Augusto Kruger, prefeito de Pomerode (no ato representado pelo assessor Arão Josino da Silva).

– Célio Francisco Simão, colaborador com mais de 20 anos de AMMVI.

– Câmaras de Vereadores dos 14 municípios da região.

– Fernando Tomaselli, diretor executivo do Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (Cimvi).

– Cleones Hostins, diretor executivo do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Vale do Itajaí (Cisamvi).

– Heinrich Luiz Pasold, diretor geral da Agência Intermunicipal de Regulação do Médio Vale do Itajaí (Agir).

– Confederação Nacional dos Municípios (CNM).

– Federação Catarinense de Municípios (Fecam).

– Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL).

– Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc).

– Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas e dos Empreendedores Individuais de Santa Catarina (Fampesc).

– Associação Catarinense de Imprensa (ACI).

– Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (Acaert).

– Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina (Adjori).

– Associação de Imprensa do Médio Vale do Itajaí (Assimvi).

– Ministério Público de Santa Catarina (MPSC).

– Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC).

– Universidade Regional de Blumenau (Furb).

– Governo do Estado de Santa Catarina.