Peça Teatral – A FARSA DO ADVOGADO PATHELIN

A FARSA DO ADVOGADO PATHELIN

O espetáculo A Farsa do Advogado Pathelin, do grupo Teatro Sim… Por Que Não?!!!, de Florianópolis,  fará uma turnê por dez cidades de Santa Catarina, através do Projeto de Integração e Descentralização da Cultura, patrocinado pela Fundação Catarinense de Cultura e Governo do Estado de SC. (Cronograma das apresentações abaixo).

A peça teatral é indicada para todas as idades e estreou em maio de 1996. Nesses 26 anos foram mais de 1.000 apresentações nos estados do Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo, Maranhão e Santa Catarina, onde a peça já foi encenada em mais de 130 cidades.

Ao longo desses anos a peça, com direção de Júlio Maurício, participou de vários festivais nacionais e internacionais de teatro e recebeu 9 prêmios no Brasil e no CONESUL.

A Farsa do Advogado Pathelin é uma obra do gênero farsa, escrita em torno de 1.460 e seu autor é desconhecido. A discussão sobre ética que o texto propõe continua atual nos dias de hoje. O mérito desta farsa é eminente: ela é verdadeiramente sem igual pelo jorro da verve cômica, pela leveza do diálogo, pela habilidade da intriga, pelo salto das situações, pela verdade às vezes dura e pouca perceptível dos caracteres. Mas esta comédia da astúcia – enganador e enganado – parece bem celebrar sem reservas o triunfo do dolo (erro intencional) e do embuste, da patifaria: raramente se representou com tal vigor uma humanidade dominada em busca do lucro ilegítimo e desnudada de ilusões idealistas.

Esse cinismo sem fraqueza provém de uma imoralidade natural do autor ou do retrato realista de uma época corrompida?

SINOPSE

O advogado sem causa Pathelin decide, para agradar sua mulher Guilhermina, trazer, sem pagar, um corte de tecido. Através de bajulações e promessas, engana um comerciante, porém seus planos fracassam quando, durante uma sessão no tribunal reencontra o comerciante.

CRONOGRAMA DAS APRESENTAÇÕES

IÇARA – 13/04 – 19:30h – Auditório Osvaldo Duarte – Paço Municipal

JACINTO MACHADO – 14/04 – 18:30h – Centro de Convivência da 3ª Idade

BALN.GAIVOTA – 16/04 – 10h – Auditório da Escola Municipal Darcy Ribeiro