EDUCAÇÃO NUTRICIONAL NO CEI ISABEL LONGO

Mudar hábitos alimentares errados enraizados em uma pessoa adulta é muito difícil, por isso, a importância de ensinar uma alimentação saudável desde a infância. As crianças em fase pré-escolar estão formando seus hábitos alimentares e àsvezes, não aceitam novos alimentos tão facilmente. Isso acontece porque os alimentos preferidos nesta fase são os de sabor doce e muito calóricos. Essa preferência ocorre porque o sabor doce é inato ao ser humano, não precisa ser "aprendido" como os demais sabores. Cabe aos pais colocar limites de horários e de quantidade e aos educadores ensinar o que é uma alimentação saudável.


Pensando nisso, a professora Vanderléia Bruske, junto com a assistente Geisa Martins Rodrigues Baldo, do Jardim Verpertino2 e a professora Vera de Oliveira Sperb, junto com a estagiária Cláudia Mosmmam, do Pré-Escolar Matutino 1, trabalharam o tema de Alimentação com suas turmas. Foram realizados diversos trabalhos estimulando o consumo de frutas e verduras através de cartazes, móbili de frutas, colagens e atividades educativas.


Para finalizar o período de estudo deste tema, as professoras convidaram a nutricionista da Secretaria municipal de educação, Caroline Thrun Casagrande, para conversar com as crianças. A ferramenta trabalhada durante a aula foi a montagem da pirâmide alimentar, pois contempla conceitos de quantidade, qualidade, harmonia e adequação da alimentação. Apesar de parecer complexa, as crianças participaram da montagem da pirâmide com muita facilidade e ainda conheceram os três "bandidos" da dieta: o sal; o açúcar; e, a gordura. Muito entusiasmados, ainda puderam pintar um exemplo de prato saudável para poderem levar para casa e "ensinarem" aos seus pais.
A educação nutricional aplicada de forma adequada promove conhecimento sobre alimentação saudável, proporcionado benefícios na saúde e na qualidade de vida de todos.