Educação de Rio dos Cedros è Premiada em Nível Estadual e Expõe trabalho na USP

A Educação de Rio dos Cedros foi premiada em nível estadual com projeto desenvolvido pelas Escolas Municipais Servino Mengarda e Prefeito João Floriani. .A Escola Municipal de Ensino Fundamental Pref João Floriani sempre foi uma escola preocupada com a vida do Planeta, por ser uma escola inserida em ambiente verde e preservado. Durante o ano letivo surgem espaços para muitos questionamentos: Entre eles o que fazer para despertar nos educandos e consequentemente na comunidade escolar, a reflexão para a ação, prática, mudança de postura e hábitos, buscando, sobretudo a transformação de atitudes que remetam à proteção e à valorização do meio ambiente, buscando uma maior compreensão, sensibilização e responsabilidade com o futuro do Planeta Terra? A partir destes questionamentos é que o ensino da sustentabilidade e da consciência ecológica realizada nestas escolas, visa instigar novas rotinas, atitudes e comportamentos que conduzam a um relacionamento mais harmônico entre nossa espécie, as outras espécies, o meio ambiente e o planeta como um todo, por meio de ações práticas para que ocorram mudanças de comportamento em prol de um Mundo melhor.

Culminando com a premiação deste trabalho desenvolvido pelas escolas escolhidas pela secretária para participar de amostra de trabalhos promovidos pela da Fundação Bunge em Gaspar que teve como objetivo disseminar conhecimentos e aprendizados, visando apresentar possíveis soluções para minimizar os impactos ambientais que vem ocorrendo no mundo. Dentre os 54 trabalhos que foram apresentados nesta amostra a nossa escola ficou em segundo lugar nas premiações sendo a mesma, convidada a apresentar-se  em São Paulo no último dia 18 de novembro. Em feira de Sustentabilidade na Universidade de São Paulo. A educação de Rio dos Cedros foi representada pelos alunos Grace Ropelato e Luiz Valdemar Cardoso Júnior. O projeto foi conduzido pelos Professores Bruno Araújo Soares , Schirlei Pasquali, Daniela K Busarello, Paula Tomaselli, e Coordenado pela profª Geórgia Binder.

Segundo  a Coordenadora Pedagógica Geórgia Binder O conceito de sustentabilidade propõe um novo modo de pensar e agir em relação aos recursos naturais do planeta e ao futuro da espécie humana. Na verdade, traz embutida a proposta de um novo modelo de civilização centrado na reorganização dos processos de produção e na revisão das prioridades de consumo da sociedade, buscando assegurar a continuidade da vida.

Para a Professora Schirlei Pasquali "A concepção de um modelo educacional para a sustentabilidade envolve duas grandes dimensões, que se reforçam mutuamente: uma nova postura centrada na re-significação da Natureza, onde sobressai a Ética do Cuidar; e um conhecimento ampliado da complexidade dos processos da vida e da interferência da ação humana no equilíbrio desses processos, abordado sob a óptica transdisciplinar, tida como mais apta para lidar com sistemas complexos de comportamento exponencial.