REUNIÃO DO GRUPO DIA – ESF RIO ADA

REUNIÃO DO GRUPO DIA – ESF RIO ADA

NO DIA 30 DE OUTUBRO, QUINTA-FEIRA, FOI REALIZADA A REUNIÃO MENSAL DO GRUPO DIA DA ESF RIO ADA, COORDENADA PELA ENFERMEIRA JOSIANE PATERNO. ANTECIPANDO AS PROGRAMAÇÕES DO DIA MUNDIAL DO DIABETES, QUE SERÁ COMEMORADO EM 14 DE NOVEMBRO, FOI CONVIDADA A NUTRICIONISTA DO MUNICÍPIO DR.ª CAROLINE THRUN CASAGRANDE PARA UMA CONVERSA SOBRE O TEMA COM O GRUPO.
A PALESTRA FOI INICIADA COM UMA BREVE EXPLICAÇÃO SOBRE A INCIDÊNCIA, POSSÍVEIS CAUSAS E PROVÁVEIS CONSEQUÊNCIAS DA DIABETES NÃO CONTROLADA. APÓS, FORAM ABORDADOS TEMAS QUE JÁ ERAM DÚVIDAS RELATAS PELO GRUPO À ENFERMEIRA EM REUNIÕES ANTERIORES, COMO: MELHORES TIPOS DE ADOÇANTES; DIFERENÇA DE ALIMENTOS DIET E LIGHT; COMO COMPOR UM PRATO EQUILIBRADO; ÍNDICE GLICÊMICO DOS ALIMENTOS, PRINCIPALMENTE FRUTAS; MANTEIGA OU MARGARINA? ENTRE OUTROS. O GRUPO ESTAVA SUPER ANIMADO E PARTICIPARAM ATIVAMENTE.
FOI TAMBÉM TRABALHADO O SEGUINTE TEXTO, RETIRADO DO LIVRO PRATO SUJO DE BURGIERMAN, D.R.: "SE UM DIA ALGUÉM RESOLVER ERGUER UM MONUMENTO EM PRAÇA PÚBLICA À BOAS INTENÇÕES FRUSTRADAS DO PENSAMENTO CIENTÍFICO, PODIA SER UMA GRANDIOSA ESTÁTUA DE UM PRATO CHEIO DE PÓ BRANCO. ASSIM HOMENAGEARÍAMOS DE UMA VEZ SÓ TRÊS GRANDES ENGANOS CIENTIFICISTAS: A FARINHA DE TRIGO REFINADA, O AÇÚCAR BRANCO E A COCAÍNA.
TRÊS PÓS ACÉTICOS QUASE IDÊNTICOS, TRÊS FRUTOS DO PENSAMENTO QUE DOMINOU O ÚLTIMO SÉCULO E MEIO: O REDUCIONISMO CIENTÍFICO. TRÊS MATADORES DE GENTE. NÃO É POR ACASO QUE OS TRÊS SÃO TÃO PARECIDOS. TODOS ELES SÃO O RESULTADO DE UM PROCESSO DE REFINO DE UMA PLANTA – TRIGO, CANA E COCA.
REFINO! SOA QUASE COMO IRONIA USAR ESSA PALAVRA CHIQUE PARA DEFINIR UM PROCESSO QUE, EM TERMOS MAIS PRECISOS, DEVERIA CHAMAR-SE "LINCHAMENTO VEGETAL", OU ALGO ASSIM. BASICAMENTE SE SUBMETE A PLANTA A TODOS OS TIPOS DE MAUS TRATOS IMAGINÁVEIS: ESMAGAMENTO ENTRE DOIS CILINDROS DE AÇO, FOGO, CORTES, ATAQUES COM ÁCIDOS. ATÉ QUE SE TENHA DESTRUÍDO OU SEPARADO TODA A PLANTA MENOS A SUA ESSÊNCIA. NO CASO DO TRIGO E DA CANA, O CARBOIDRATO PURO, A ENERGIA PURA. NO CASO DA COCA ALGO BEM DIFERENTE, MAS QUE PARECE IGUAL. NÃO A ENERGIA QUE MOVE AS COISAS, DO CARBOIDRATO, MAS A SENSAÇÃO DE ENERGIA ILIMITADA, INJETADA DIRETAMENTE NAS CÉLULAS DO CÉREBRO.
OS TRÊS TEM EFEITOS PARECIDOS NA GENTE. ELES NOS JOGAM NO CÉU COM UMA DESCARGA DE ENERGIA E, MINUTOS DEPOIS, NOS DEIXAM DESPENCAR. AÍ A GENTE QUER MAIS. COMO ELES FORAM SEPARADOS DAS PARTES MAIS DURAS DAS PLANTAS – AS FIBRAS – NOSSO CORPO OS ABSORVE COMO UM RALO, DE UMA SÓ VEZ. SEUS EFEITOS ELETRIFICANTES MANDAM SINAIS PARA O ORGANISMO INTEIRO, O METABOLISMO ACELERA. AÍ O EFEITO VAI EMBORA DE REPENTE. E O CORPO É PEGO NO CONTRAPÉ. TRIGO, CANA E COCA, SE MASTIGADOS INTEIROS -INTEGRAIS – SÃO NUTRITIVOS E INOFENSIVOS – E PROTEGEM CONTRA DOENÇAS CRÔNICAS. (EU, PESSOALMENTE, TIRARIA O TRIGO DESSA LISTA, MAS É INTERESSANTE PELA IDEIA). PRECISAMOS PARAR DE TENTAR REFINAR A NATUREZA, ENTENDER QUE ELA É MUITO MELHOR NA SUA VERSÃO INTEGRAL."
AO FINAL DAS ATIVIDADES, OS PARTICIPANTES TIVERAM UM LANCHE SAUDÁVEL E PUDERAM RETIRAR OS SEUS KITS.