Alunos da EEB Professor Giovani Trentini expõem pesquisas sobre coleta seletiva e reciclagem

A muito a EEB Giovani Trentini vem trabalhando a Educação Ambiental de forma prática e cotidiana. Porém neste ano, a escola tem participado ativamente do projeto "Plantando uma Vida Saudável". Entre as ações realizadas destacam-se a criação de um grupo de voluntários que auxilia na organização e distribuição das embalagens para coleta seletiva municipal, e as pesquisas e exposições como a desta quinta-feira (17 de julho), onde os estudantes do 3°A do Ensino Médio apresentaram sob orientação do professor Renato L. Dallabona, pesquisas referentes à coleta seletiva e reciclagem.

A exposição iniciava com apresentação do "ciclo do alumínio", mostrando os passos e os processos desde a compra da latinha no supermercado, a coleta seletiva, o processo de reciclagem nas indústrias e o retorno ao supermercado.

O segundo stand mostrou três diferentes etapas da matéria orgânica, dando ênfase ao biodiesel, ao biogás e compostagem * "A compostagem nada mais é do que uma decomposição por microorganismos, acelerada artificialmente e que transforma os resíduos orgânicos em composto (adubo). O lixo orgânico é utilizado como adubo, também, produz gás metano que é utilizado como combustível. Isso tudo acontece depois da compostagem".

O terceiro stand apresentava a Reciclagem do Vidro, além de mostrar diversos tipos de vidro, trouxe dados importantes * "O Brasil produz em média 890 mil toneladas de embalagens de vidros por ano, usando cerca de 45% de matéria-prima. 46% das embalagens de vidro são recicladas no Brasil, somando 390 mil toneladas por ano. A metade dos recipientes de vidro fabricados no país é retornável. Além disso, o material é de fácil reciclagem."

O Quarto stand trouxe a história do plástico, sua origem, utilização e processo de reciclagem * "Ao consumidor cabe separá-lo para a coleta seletiva da prefeitura […]. Pode também depositá-lo nos lixeiros vermelhos de reciclagem, disponibilizados por diversas lojas e supermercados. O material será recolhido, separado e fornecido para indústrias de reciclagem que, por sua vez, executarão a reciclagem propriamente dita."

O último stand mostrou o processo artesanal da reciclagem do papel e a importância de separar os recicláveis (caixas de papelão, jornal, revistas, impressos em geral, fotocópias, envelopes, rascunhos, papéis timbrados, cartões e papel de fax) dos não recicláveis (papéis sanitários, papéis plastificados, metalizados, parafinados, copos descartáveis de papel, papel carbono, fotografias, papel vegetal, fitas e etiquetas adesivas).

O mais interessante da exposição é que os estudantes não só explicaram os processos, como também trouxeram materiais e mostraram de forma prática as diferentes etapas da reciclagem.

Está exposição foi a nível interno, porém para o 2° semestre está prevista uma exposição aberta ao público, estendendo assim à comunidade as pesquisas realizadas.