RIO DOS CEDROS RECEBE RECURSOS DOS JASC

Timbó (15/7/2008)- O governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte e Fesporte, entregou a primeira parcela de recursos destinados aos Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC). Os três municípios-sede da 48ª edição do JASC, Pomerode, Rio dos Cedros e Timbó, receberam R$ 238 mil, R$ 99 mil e R$ 80 mil, respectivamente. O investimento total do governo do Estado, nesta edição do evento, será de R$ 1 milhão. O município de Indaial, que também sediará os jogos estará recebendo o repasse em breve.

Do recurso total investido pelo governo do Estado, a Prefeitura de Pomerode ficará com R$ 488 mil. Rio dos Cedros, responsável pela cerimônia de abertura, receberá R$ 214 mil. Timbó e Indaial recebem R$ 149 mil cada. Com o valor, estes municípios executam obras e ações para garantir infra-estrutura técnica de organização das competições, que acontecem em novembro. Conforme o secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Gilmar Knaesel, a segunda parcela será paga em novembro.

O secretário regional de Timbó, Luiz Polidoro disse que a união bem-sucedida das cidades vai servir de exemplo para outros municípios que queiram sediar os Jogos.

Ainda nesta mesma tarde, a Comissão Central Organizadora dos Jogos Abertos de 2008 apresentou o logotipo deste ano. O logo oficial, definido em 2006 pela Fesporte, recebeu para esta edição um penacho alusivo aos chapéus que compõem os trajes típicos dos colonizadores destes municípios-sede.

História – Em 2004, pela primeira vez em 43 edições, os Jogos Abertos de Santa Catarina foram sediados, simultaneamente, por três municípios. Timbó, Indaial e Pomerode assinaram um termo de cooperação e compromisso no dia 26 de setembro de 2007, durante a reunião do Conselho de Desenvolvimento Regional da SDR Blumenau – em Indaial. Na época, o município era da área de abrangência da Secretaria Regional de Blumenau.

A iniciativa e a elaboração da proposta de unir três municípios de menor porte em torno da organização do evento foi desta Secretaria, por meio da sua já extinta Gerência de Organização do Lazer (Gerol). A conquista do consórcio representou um marco no esporte de Santa Catarina e abriu uma nova perspectiva para outros municípios do Estado.