Onze famílias serão transferidas de Rio dos Cedros para Pomerode

IBGE viu que divisão entre os municípios estava errada e alertou para necessidade de regularizar situação das famílias que moram entre os dois municípios

Onze famílias que moram na Localidade Carolina deixarão de morar em Rio dos Cedros para residir em Pomerode. Durante o censo demográfico de 2010 os agentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) viram que a placa de limite entre os dois municípios estava no lugar errado. A divisa entre as cidades não era na ponte do Ribeirão Carolina, mas três quilômetros adiante, no pico do Morro Carolina.

Toda a vida, as 42 pessoas conviveram entre as duas cidades, já que moram no limite. O que elas não sabiam é que pertenciam à cidade errada, conforme a legislação de emancipação dos dois municípios.

O primeiro comunicado veio pelo Correio, em uma carta enviada dia 24 de março. Depois, uma agente comunitária passou conversando com as famílias, tirando dúvidas e explicando que eras passariam a pertencer a Pomerode. A maioria dos moradores atingidos recebeu a notícia com tranquilidade.

A única preocupação é com a quantidade de documentos a serem providenciados. O principal entrave é a transferência das propriedades rurais. O registrador do Cartório de Registro de Imóveis em Pomerode, Cristian Buller, afirma que, por enquanto, não é preciso transferir terras. Isso será necessário somente quando os proprietários quiserem fazer qualquer transação imobiliária, como inventariar ou vender.

O secretário de governo de Pomerode, Valmor Kamchen, diz que há possibilidade de a prefeitura auxiliar no custeio das despesas que estas famílias tiverem com as transações de documentos. Segundo ele, dia 9 de abril, os 42 moradores vão se reunir com o prefeito Paulo Pizzolatti (PP) para tirar dúvidas e esclarecer sobre o processo de transferência.

Fonte: Jornal de Santa Catarina