Prefeitos da AMMVI participam de Congresso Latino-Americano

Na tarde de ontem, 25 de julho, prefeitos da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (Ammvi) participaram da solenidade de abertura do III Congresso Latino-Americano de Cidades e Governos Locais, no CentroSul, em Florianópolis. A abertura contou com a participação do vice-presidente da república, José Alencar e do governador de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira.

O evento, que se estende até dia 27, é promoção da Confederação Nacional de Municípios e Federação Latino-Americana de Cidades, Municípios e Associações de Governos Locais (Flacma) com o apoio das entidades municipalistas. Cerca de 1000 participantes – prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários e técnicos municipais – prestigiaram o primeiro dia do Congresso.

Para o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, o Estado foi escolhido para sediar o evento em virtude da organização e da força do movimento municipalista catarinense. Na ocasião, o vice-presidente  destacou a importância do fortalecimento e da autonomia municipal para o desenvolvimento das cidades "É indispensável que os cidadãos sejam ouvidos de perto pelos governos. A aproximação com o cidadão fortalece a democracia", disse.

"Esse encontro é um marco do municipalismo, uma vez que promove a integração de países desse continente, busca soluções de problemas comuns, divide experiências e compartilha acertos" salienta o presidente da Ammvi, Ercio Kriek, prefeito de Pomerode. O presidente acredita que a força está nos municípios e, estes, serão os grandes agentes de transformação e possam atender as necessidades da população.

Na abertura do Congresso, o presidente da Federação Catarinense de Municípios, José Milton Scheffer, assinou adesão à Flacma, seguido do vice-prefeito de Florianópolis, Bita Pereira. "A cooperação técnica e a integração entre os gestores municipais é fundamental para o desenvolvimento dos municípios", disse.

Participaram ainda da solenidade os prefeitos de Gaspar, Adilson Schmitt, Indaial, Olimpio Tomio e Rio dos Cedros, Hideraldo Giampiccolo. Os senadores, Neuto de Conto e Ideli Salvatti e o deputado estadual, Sérgio Grando, também prestigiaram a abertura do congresso, ale de outras autoridades locais brasileira e latino-americana.

Michele Prada
Relações Públicas (Conrerp RS/SC 2510)