Rio dos Cedros entre as 50 cidades do Estado com Índice acima de 6,00 do IDEB, meta que seria prevista para 2021

Na Edição do Jornal de Santa Catarina deste dia 15/08/2012, a matéria de capa "A educação pública que dá certo no Vale " , Rio dos Cedros aparece empatado em 44º lugar com Blumenau e Rio do Campo. Com o índice de 6,1 Dados do IDEB  revelados ontem mostram 13 cidades da região com índices de qualidade de ensino público pretendidos pelo MEC apenas para 2021. O melhor desempenho do Vale está nas séries iniciais. Entre os 100 primeiros do Estado, a região tem 13 municípios com média superior a 6, índice recomendado como meta do Ministério da Educação para 2021.Segundo o ministério, a marca é a mesma registrada pelos 20 países com melhores índices de educação no mundo. 

O resultado e fruto  da iniciativa de liderança corajosa e eficiente da Administração Pública  do município de Rio dos Cedros viabilizaram uma série de medidas transformadoras, Entre elas Seguir os exemplos de nações que, em determinada época da sua história, mobilizaram-se para atacar de frente este mesmo problema. Os casos da Coréia de Sul e da Irlanda, na década de 1970, e da Inglaterra e do Chile, nos anos 1990, são bastante conhecidos como exemplos bem-sucedidos.

Os EUA realizaram a sua revolução na educação pública na década de 1870, quando os investimentos em educação mais do que dobraram no período de duas décadas. Há evidências de que a China , uma das maiores economias da atualidade, vem realizando um investimento histórico em educação nas últimas décadas. Além disso, há um volume significativo de pesquisas acadêmicas apontando as soluções que efetivamente teriam um impacto positivo na Economia destes Países.

Dentre elas o investimento em educação. Assim descrevemos as medidas adotadas para esta conquista e que foram determinantes: O exercício prioritário na leitura em todas as séries.  Medidas como a Formatação do Referencial  curricular obedecendo aos Parâmetros Curriculares e o Investimento na Formação de Professores. Oficinas de Intercâmbio Pedagógico e Didático e planejamento e o investimento maciço na infra-estrutural possibilitando um grande acervo de material didático ajudaram a melhorar a qualidade de ensino. Somos cientes que se necessita avançar mais. Entretanto ainda é por meio da parceria entre escola e família que poderemos proporcionar uma Educação Transformadora e de Qualidade.

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