Agosto 2012: mais seco e quente em SC!

Como foi previsto, a primeira quinzena de agosto termina mais seca e quente do que o esperado para época do ano. A causa disso foi um bloqueio na atmosfera que mudou o padrão de escoamento, mantendo as frentes frias entre a Argentina, o Uruguai e o Rio Grande do Sul, com desvio para o oceano. Esse bloqueio ainda deve se estender para boa parte da segunda quinzena de agosto, mantendo uma massa de ar mais seco em SC, com dias de sol entre nuvens e temperaturas elevadas para época do ano, especialmente à tarde. Enquanto as frentes frias não conseguirem chegar ao nosso Estado, também não chegarão as massas de ar frio, típicas do inverno.


Curiosidade: agosto de 2011 foi chuvoso em todo o Estado de SC, ao contrário de 2010 que foi mais seco em todas as regiões catarinenses. Agosto de 2009, 2008, 2007 e 2006 também foi mais seco do que o normal, com exceção de algumas regiões. O que mostra que não é incomum o mês de agosto com pouca chuva em SC.


Utilizando-se uma série climatológica de chuva em SC (30 anos de dados consecutivos e ininterruptos) observaram-se poucos períodos com mais de 15 dias sem chuva, como está ocorrendo neste agosto de 2012. Em Florianópolis a última vez que este fato ocorreu foi no ano de 2001. Nas demais regiões houve mais dias consecutivos sem chuva, entretanto a média variou entre 15 a 18 dias para agosto, especialmente entre os anos de 1999 e 2001.


Como a previsão para os próximos 7 dias é de tempo seco, sem chuva significativa para o Estado, agosto de 2012 pode entrar para história como o mês que teve menos chuva nos últimos 30 anos.
Mais detalhes no boletim diário da previsão do tempo em nosso site, www.ciram.com.br


Fonte: Gilsânia Cruz / Marcelo Martins – Meteorologistas http://ciram.epagri.sc.gov.br/portal/Controlador?command=ExibirNoticiaMeteorologica&module=website&idNotic=1162&ixFoto=0&pag=1