AMMVI COMEMORA 38 ANOS

A Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (AMMVI) completa hoje, 38 anos. Uma trajetória marcada pela luta em defesa da autonomia municipal e dos interesses dos municípios associados, bem como pelo apoio aos gestores municipais em prol de uma administração pública transparente e responsável.

Fundada em 2 de agosto de 1969, em Blumenau, a AMMVI atua em prol dos 14 município associados junto às esferas de governo e fomenta o desenvolvimento regional, através da integração administrativa, econômica e social dos municípios que a compõem.

Ao longo desses 38 anos, a AMMVI participou ativamente das questões voltadas à duplicação da BR 470, ligações entre os municípios, segurança pública, saneamento básico, agricultura familiar, planejamento urbano, meio ambiente, educação e transporte escolar. Além disso, através do trabalho desempenhado pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde da AMMVI desde 2001, a saúde pública dos municípios associados recebeu uma significativa melhoria no número de atendimentos e exames de média e alta complexidade, pela acessibilidade de exames em menor custo.

A composição pluripartidária de sua Diretoria Executiva garante o equilíbrio das forças políticas regionais, que atuam em conjunto para preservar os interesses dos municípios junto aos governos federal e estadual, Assembléia Legislativa e Congresso Nacional.

Com um corpo técnico especializado, a AMMVI municia os gestores municipais, funcionários e servidores públicos com informações atuais e relevantes para a execução do trabalho diário, bem como presta assessoria nas áreas jurídica, contábil, orçamentária, controladoria, planejamento urbano, informática, movimento econômico e comunicação. Além disso, desenvolve ações com base nos colegiados de educação, tributação, recursos humanos, agricultura e saúde.

Como entidade de convergência dos interesses dos municípios associados, a AMMVI propicia o aperfeiçoamento da administração pública através da realização de capacitações, cursos, treinamentos, seminários e palestras.

Defesa dos direitos dos municípios

A AMMVI defende os interesses dos municípios junto aos governos federal e estadual, Congresso Nacional e Assembléia Legislativa. Em parceria com a Fecam, a Associação articula junto a esses órgãos que as políticas públicas instituídas dêem condições aos prefeitos de promover o desenvolvimento e garantir ao cidadão melhor atendimento no serviço público municipal.

Além disso, a entidade mobiliza a participação dos gestores e técnicos municipais nas mobilizações e marchas de prefeitos com o intuito de discutir propostas e de levar ao conhecimento das esferas governamentais as reivindicações dos municípios, visando garantir a aprovação dos pleitos dos municípios.

Acompanhamento de processos no TCE e Secretarias de Estado

A AMMVI disponibiliza aos municípios filiados o acompanhamento das análises das contas municipais pelo Tribunal de Contas de Santa Catarina, visando orienta-los a atender às exigências do órgão, em conformidade com a legislação.

Capacitação dos servidores públicos

A capacitação dos servidores públicos municipais é um dos principais serviços oferecidos pela AMMVI. Os cursos abrangem temas da Administração Pública, como tributação municipal, auditoria e contabilidade pública, licitações, controle interno, finanças municipais, captação de recursos, previdência, informática, cerimonial e protocolo público.

Nos últimos anos, agentes políticos e servidores públicos receberam treinamentos e orientações através da participação em congressos, seminários, workshops e encontros realizados em nível estadual pela Fecam em parceria com as associações.

Portal da AMMVI

O portal da AMMVI reúne todos os serviços e atividades da entidade na Internet. As ações da Associação são divulgadas por meio de matérias jornalísticas na seção de notícias. A atualização diária oferece aos prefeitos, servidores públicos e demais visitantes um jornal diário de informações ligadas às esferas municipal, estadual e federal.

O portal contém ainda informações institucionais, recomendações, comunicados, notas dos técnicos da AMMVI e um banco de dados sobre os municípios filiados.

AMMVI ganha nova identidade visual

A AMMVI está ganhando uma nova identidade visual. A partir da criação de uma nova logomarca para a instituição, o portal, o informativo on-line e todos os materiais serão reformulados, em sintonia com a linguagem proposta. Criada pela Agência Luiz Cé Propaganda, de Blumenau, a nova identidade visual reforça a importância da comunicação para a diretoria da AMMVI, como forma de integrar os municípios e promover a sua atualização constante.

Na parte superior duas abóbadas entrelaçadas representam as montanhas do Vale do Itajaí, paisagem característica da região, bem como o incansável trabalho da AMMVI em proteger, valorizar e promover a evolução e o crescimento dos municípios que compõem a sua região de atuação. O rio representa seu símbolo, o Itajaí, que corta os municípios associados e marca o desenvolvimento da região.