Todos os municípios da AMMVI têm as contas aprovadas pelo TCE

O Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE) emitiu parecer favorável às contas prestadas pelos 14 prefeitos do Médio Vale do Itajaí referente o exercício de 2013. A aprovação demonstra que as condutas de Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Blumenau, Botuverá, Brusque, Doutor Pedrinho, Gaspar, Guabiruba, Indaial, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó estão de acordo com as diretrizes da Lei de Responsabilidade Fiscal.

Presidente da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (AMMVI) e prefeito de Indaial, Sergio Almir dos Santos, explica que este é o quinto ano consecutivo que todas as contas são aprovadas pela Corte catarinense. "A aprovação é resultado da orientação e do acompanhamento da AMMVI na gestão contábil e orçamentária das prefeituras e, principalmente, do corpo técnico das administrações municipais que busca capacitação e aperfeiçoamento", analisa.

"A AMMVI comemora o resultado, pois repassados periodicamente as orientações do TCE aos gestores e técnicos municipais, que cumprem as diretrizes e buscam alternativas para superar a crise financeira", comenta o secretário executivo da AMMVI, José Rafael Corrêa.

Os pareceres prévios do Tribunal orientam o julgamento das contas pelo Poder Legislativo Municipal e só deixam de prevalecer por decisão de dois terços dos vereadores. Segundo Corrêa, as Câmaras têm 90 dias, contados a partir do recebimento do processo, para proferir o julgamento final.

As primeiras contas dos prefeitos aprovadas foram as de Doutor Pedrinho, em junho deste ano. Logo após foi a vez de Apiúna, em agosto; e Ascurra, Benedito Novo, Gaspar, Guabiruba, Rodeio e Timbó, em setembro. Em outubro, a boa notícia foi para Indaial e Rio dos Cedros Já em novembro, receberam parecer positivo os municípios de Blumenau, Brusque e Pomerode. Por último ficou Botuverá, dia 8 deste mês.

Parecer

Conforme o TCE, o parecer prévio consiste em apreciação geral da gestão orçamentária, patrimonial e financeira no exercício, devendo demonstrar se o Balanço Geral do Município representa adequadamente a posição financeira, orçamentária e patrimonial do município em 31 de dezembro. Além disso, verifica-se se as operações estão de acordo com os princípios à administração pública municipal, recomendando a aprovação ou a rejeição das contas.

Neste ano, o Pleno do Tribunal recomendou a aprovação das contas anuais de 284 prefeituras catarinenses, o que representa 96% de municípios com as contas em dia. Este número é maior do que no ano passado, quando as contas de 2012 – último ano de mandato – atingiram 82% de aprovação.

Decisões municipais 2013

Parecer/Data