Avaliação de Aprendizagem- 2010

 

Avaliação de Aprendizagem- 2010

 

Alunos do 2º ano de alfabetização do primeiro ciclo de aprendizagem

Coordenação Pedagógica Graciela M.L. Travalha

Dez 2010

 

Critérios avaliados:

  • Fase e construção da escrita da criança;
  • Produção textual;
  • Conceitos de maior e menor, antecessor e sucessor;
  • Operações matemáticas;
  • Interpretações;

 

 

 

Manual utilizado para caracterização da escrita da criança:

Palavras utilizadas para exemplo:

BRIGADEIRO

PIPOCA

SUCO

BIS

NÍVEL DE ESCRITA

CARACTERIZAÇÃO

EXEMPLOS

 

 

 

 

P

R

É

 

S

I

L

Á

B

I

C

A

Grafismo primitivo

(garatujas)

Predomínio de rabiscos e pseudo-letras. A utilização de grafias convencionais é um intento para a criança. Desenvolvem procedimentos para diferenciar escritas.

 

Escrita sem controle de quantidade

A criança escreve ocupando toda a largura da folha ou do espaço destinado à escrita.

A R M S M O H A O R U I A M T O X A M H N T S K M H O T I P E R T C L P M A T R O C D G P

Escrita unigráfica

A criança utiliza somente uma letra para representar a palavra.

A

L

F

C

Escrita fixa

A mesma série de letras numa mesma ordem serve para diferenciar nomes. Predomínio de grafias convencionais. (muitas vezes utilizam as letras do seu nome).

ALNI

ALNI

ALNI

ALNI

Quantidade variável

Repertório fixo/parcial

Algumas letras aparecem na mesma ordem e lugar, outras letras de forma diferente. Varia a quantidade de letras para cada palavra.

S A N T

A M T

A M T S A

S A T

Quantidade constante e repertório variável

Quantidade constante para todas as escritas. Porém, usa-se o recurso da diferenciação qualitativa, as letras mudam ou muda a ordem das letras.

H R U M

A S G K

O N B J

C F T V

Quantidade variável

Repertório variado

Expressam máxima diferenciação controlada para diferenciar uma escrita de outra.

R A M Q N

A B E A M F

G E P F A

O S D L

Quantidade e repertório variáveis. Presença de valor sonoro início e/ou fim

Variedade na quantidade e no repertório de letras. A criança preocupa-se em utilizar letras que correspondem ao som inicial e/ou final.

I M S A B R O

I B R N S A

U R M T O

I N B O X I X

S

I

L

Á

B

I

C

A

Sem valor sonoro

A criança escreve uma letra para representar a sílaba sem se preocupar com o valor sonoro correspondente.

R O M T

B U S

A S

R

Iniciando uma correspondência sonora

A criança escreve uma letra para cada sílaba e começa a utilizar letras que correspondem ao som da sílaba.

I T M O

P Q A

R O

G I

Com valor sonoro

A criança escreve uma letra para cada sílaba utilizando letras que correspondem ao som da sílaba: às vezes usa só vogais e outras vezes consoantes e vogais.

I A E O – B H D O

I O A – P O K

U O – S C

I S – B I

SILÁBICA

ALFABÉTICA

A criança ora escreve uma letra para representar a sílaba, ora escreve a sílaba completa. Dificuldade é mais visível nas sílabas complexas.

B I H D R O

P I P O K

S U K O

B I Z

ALFABÉTICA

A criança já compreende o sistema de escrita faltando apenas apropriar-se das convenções ortográficas; principalmente nas sílabas complexas.

B R I G A D E I R O

P I P O C A

S U C O

B I S

 

 

 

 

Números por escola:

EMEF Prefeito João Floriani

Alunos avaliados

Fase da escrita

Alessandra Hutter da Silva

alfabética

Camile Carol Piontkowski Alves

alfabética

Dayane Cristine Bileski Leite

alfabética

Eduardo Tadeu dos Santos Neumann

silábico, iniciando uma correspondência sonora

Elton Marcel Schultz

silábico alfabético

Gabriel Luan Grabowski

alfabético

Jenifer Cristina Quirino de Marcos

silábica alfabética

Jordão Carlos Kriech

silábico com valor sonoro

Letícia Carol Campestrini

alfabética

Leydiane Aparecida Dalpiaz Fernandes

alfabética

Luana Taissa Schultz

alfabética

Maria Victoria Lenzi

alfabética

Nicole Lais Lenzi

alfabética

Ronan Emanuel Cardoso

silábico, iniciando uma correspondência sonora

Vanessa Luana Martins

alfabética

Willian Cristian Ricardo

alfabético

Yago Natan Krieser

alfabético

 

 

 

 

 

 

 

EM Professor Nelson Beyer

Alunos avaliados

Fase da escrita

Agatha Aparecida Dias

Faltou na avaliação

Cláudia Esemann

alfabética

Cleiton Machado

alfabético

Patrício Reiner

garatujas

Gabriele Leite

alfabética

João Leonardo Spiess

alfabético

Josemara de Lima Siqueira

alfabética

Karolaine de Paula

alfabética

Weliton de Almeida

silábico -alfabético

EM Expedicionário Servino Mengarda

Alunos avaliados

Fase da escrita

Carolina Bairo

Silábica iniciando correspondência sonora

Caroline Beyer

alfabética

Cleverson emanoel Viebrantz

alfabético

Daniel Mateus Odorizzi

garatujas

Daniel Mett

alfabético

Franciele Vicente

silábica – alfabética

Gerson Eduardo Gomes Romig

alfabético

Guilherme Andrei Mengarda

alfabético

Gustavo Henrique Negri

alfabético

Paloma Lenzi da Silveira

alfabética

Paola Lenzi da Silveira

alfabética

Samuel Américo Dalpiaz Carlini

alfabético

Vanessa Lais Kleinschmidt

alfabética

EM Prefeito Alfredo Berri

Alunos avaliados

Fase da escrita

Adrieli Thais Damiani

alfabética

Dara Kaise Melo dos Santos

alfabética

Gabriela Letícia da Rocha

alfabética

João Augusto Tomaselli

silábico alfabético

Luciana Beatriz Esteffens

alfabética

Nathan Reinhard Gaulke

alfabético

Veronica Ittner

alfabética

EM Alberto Volani

Turma 1

Alunos avaliados

Fase da escrita

Alexandre Henrique Lazarini

Alfabético

Camille Beatriz Uber

Alfabética

Camille Formigari

Alfabética

Catharina Kiebler

Alfabética

Clarice Schafer Brandes

Alfabética

Eduarda Felixtrowich

Alfabética

Eduarda Vitória Dallabona

Alfabética

Gabriel José Dallabrida

Alfabético

Gabriel Ramos dos Santos

Alfabético

Guilherme Prade Jansen

Alfabético

Henrique Luiz Andreazza

Alfabético

Jordano Tomasini

Alfabético

Maria Vitória Alves da Cunha

Alfabética

Nalanda Dallabona

Alfabética

Pedro Henrique Spiess

Alfabético

Tonimar Prusseck

Alfabético

Maicon Ramos de Oliveira

Alfabético

Pedro Henrique Cardoso

silábico, iniciando uma correspondência sonora

Turma 2

Alunos avaliados

Fase da escrita

Ana Luiza Kamke

Alfabética

Davi Gomes Cazita

Alfabético

Denilton dos Santos Paiva

Alfabético

Eduardo Mateus Andreazza

Alfabético

Fernando Kellner

faltou no dia da avaliação

Gabriel dos Santos de Oliveira

Alfabético

Janaina Natacha Maier

Alfabética

Laís Alice Garcia de Chaves

Alfabética

Laynna Stefany Moreno Lima

faltou no dia da avaliação

Lucas Gabriel Vasselai

Alfabético

Rodrigo Daniel Dallabona

silábico alfabético

Rosana da Veiga

Alfabética

Sabrina Siqueira Cavalheiro

Alfabética

Thaise de Oliveira

Alfabética

Resultado no município

Número de crianças avaliadas: 68

 

OBS: com as crianças que faltaram, será realizada avaliação no início de 2011.