GRUPO HIPERDIA – EDUCAÇÃO EM SAÚDE ESF 02 CENTRO

A Hipertensão Arterial Sistêmica é a mais frequente das doenças cardiovasculares. É também o principal fator de risco para as complicações mais comuns como acidente vascular cerebral e infarto agudo do miocárdio, além da doença renal crônica. Segundo dados do Ministério da Saúde, no Brasil são cerca de 17 milhões de portadores de hipertensão arterial, 35% da população de 40 anos e mais. A prevalência de Hipertensão em diabéticos é duas vezes maior do que na população em geral. Por ser na maior parte do seu curso uma doença assintomática, seu diagnóstico e tratamento é frequentemente negligenciado, somando-se a isso a baixa adesão, por parte do paciente, ao tratamento prescrito. Estes são os principais fatores que determinam um controle muito baixo da Hipertensão Arterial Sistêmica aos níveis considerados normais. Diante disto, sabemos que as modificações de estilo de vida são de fundamental importância no processo terapêutico e na prevenção da hipertensão. Alimentação adequada, sobretudo quanto ao consumo de sal, controle do peso, prática de atividade física, tabagismo e uso excessivo de álcool são fatores de risco que devem ser adequadamente abordados e controlados.
Cada vez mais se comprova a necessidade da abordagem coletiva, para complementar o tratamento individual, e a ESF desempenha papel fundamental no acompanhamento e seguimento dos pacientes, e utiliza a educação em saúde como uma ferramenta para ajudar as pessoas a compreender, valorizar e alcançar o máximo progresso para a realização do seu autocuidado. Buscando isso a Equipe de Saúde da Família do centro, através da enfermeira Janete, técnica de enfermagem Fabiana e as Agentes Comunitárias de Saúde que fazem parte da equipe, reuniram-se com o grupo HIPERDIA no dia 15 de outubro, trabalhando o tema Hipertensão Arterial Sistêmica: adesão ao tratamento farmacológico e controle das medidas não farmacológicas. O tratamento da hipertensão assim como o tratamento do diabetes exige perseverança, motivação e educação continuada. Seguindo o planejamento anual de atividades a ESF centro lembra a todos os participantes do GRUPO HIPERDIA que no dia 14 de novembro comemora-se o DIA MUNDIAL DO DIABETES, e pensando nisso a próxima atividade com o grupo será com a nutricionista Caroline T. Casagrande, trabalhando o tema DIABETES: ALIMENTAÇÃO X PREVENÇÃO.

DIA: 19/11/2014 HORÁRIO: 14:00 horas
LOCAL: câmara dos vereadores, junto a Secretaria de Educação.