NOVEMBRO AZUL… muito além da próstata!

 

 

 

 

A Unidade de Saúde Serrana promoveu no dia 12 de novembro a “Tarde Azul”, nas dependências do salão da igreja Nossa Senhora do Rosário/Rio Rosina. Houve um bate-papo com o Dr. Hugo Haragushiku e com a Enfermeira Joana Araujo sobre Saúde do Homem e algumas patologias que acometem o sexo masculino: fimose, câncer de testículo, câncer de próstata e câncer de mamas. 
Quando se fala sobre Saúde do Homem, uma das primeiras doenças que lembramos é o câncer de próstata, tão abordado no mês de novembro, visto que no dia 17 de novembro se comemora o dia mundial de combate ao câncer de próstata. Porém, os homens devem ser vistos de forma integral, e a eles devem ser dirigidos cuidados preventivos adequados, de forma regular.
Vários estudos comparativos, entre homens e mulheres, têm comprovado o fato de que os homens são mais vulneráveis às doenças, sobretudo às enfermidades graves e crônicas, e que morrem mais precocemente que as mulheres. A despeito da maior vulnerabilidade e das altas taxas de morbimortalidade, os homens não buscam, como as mulheres, os serviços de atenção básica.
A cada três mortes de pessoas adultas, duas são de homens. A cada cinco pessoas que morrem entre 20 de 30 anos, quatro são homens. Homens vivem em média sete anos menos que as mulheres. Sabe por quê? Porque o homem não cuida da própria saúde. Homem que se cuida não perde o melhor da vida! Cuidar da saúde também é coisa de homem!