Abrigos de ônibus – Secretaria Municipal de Educação

A Secretaria Municipal de Educação de Rio dos Cedros visando minimizar os riscos nas quais as crianças estão  Expostas e conforto dos alunos das Redes Municipal e Estadual de Ensino que diariamente fazem uso do Transporte Escolar. Assim sendo a foi providenciado um local coberto para que os alunos nos dias chuvosos possam abrigar-se das intempéries.  Foi também contratado um profissional para  cuidar da segurança do aluno durante o embarque e desembarque do transporte escolar em frente ao educandário controlar o comportamento dos alunos, e auxiliar as  crianças com deficiência física ou mobilidade reduzida.  Este profissional obteve treinamento sobre ética profissional, segurança e Estatuto da Criança e do Adolescente. Também solicitamos aos pais que participem deste processo informando as crianças da necessidade de acatar as decisões do Monitor. A segurança das crianças é o principal motivo desta iniciativa e justifica-se pelo fato de haver muitas crianças – muitas delas ainda bem pequenas – utilizando o serviço e ficando expostas a perigos diversos. A Escola e a família têm como compromisso o acompanhamento do processo da entrada e saída dos alunos à escola e o embarque e desembarque dos alunos que utilizam qualquer forma de transporte. IMPORTANTE:  • Toda criança precisa aprender e saber preservar e conservar o transporte de escolares, um bem a serviço da coletividade. • Toda criança deve comportar-se, no transporte escolar, de modo que não possa  a representar risco de danos ou lesões ao condutor, aos demais passageiros, ao veículo ou aos passantes, não correr pelos corredores, atirar objetos pelas janelas, balançar o veículo etc.; • Oriente seu filho sobre como se comportar durante o transporte: ficar sentado, usar cinto de segurança e não tirar a atenção do motorista, por exemplo. Especialmente no caso de crianças pequenas. • Também por isso é aconselhável manter contato com o motorista: saber como são as atitudes do seu filho é essencial para saber orientá-lo em casa.  • Lembre-se de alertar seu filho que ele deve sempre descer na calçada, em frente à escola. • É preciso se antecipar a possíveis ocorrências e explicar ao seu filho como ele deve reagir a elas. O clichê "não fale com estranhos" e "não aceite doces de estranhos" ainda estão em vigência. A conduta aconselhável nessas situações é agradecer, recusar e ir embora. Ensine-o também os números de emergência, como o da Polícia (190) e o dos Bombeiros (193).

Prof. Plauto Mendes Sec de Educação