III Semana Pedagógica 2012 – Secretaria de Educação

De 06 a 09  de fevereiro a Secretária Municipal de Educação  promoveu a IIIª  Semana Pedagógica versão2012. A formação continuada é saída possível para a melhoria da qualidade do ensino, por isso o profissional consciente deve saber que sua formação não termina na Universidade. Formar (ou reformar) o formador proporcionará ao mesmo independência e qualificação profissional com autonomia para decidir sobre o seu trabalho e suas necessidades.

O evento marca a abertura do ano letivo com atividades planificadas para qualificar o trabalho da Educação. Segundo o Secretário de Educação Plauto Mendes  valorizar o papel do professor. "Nossa preocupação é oferecer bases de reflexão e aperfeiçoamento profissional oportunizando possibilidades de estudo e reflexão de nossos profissionais e em conseqüência o aperfeiçoamento de sua prática e método de ensino".

Abertura foi realizada pelo Doutor em Educação Celso Vasconcellos

O que é necessário para que o aluno aprenda? Fundamentos da Aprendizagem  Humana

Objetivos:

-Apontar a necessidade de superar equívocos na prática pedagógica em relação ao processo de conhecimento

-Refletir sobre o núcleo do trabalho do professor, a questão do processo de aprendizagem, da construção do conhecimento por parte do aluno

-Trabalhar alguns fundamentos epistemológicos e pedagógicos básicos da atividade docente.

l(In)Disciplina: A Questão do Interesse e da Mobilização – Desafios e Perspectivas

Contemporâneas

Objetivos:

-Analisar o problema da (in)disciplina escolar, procurando compreender o que está acontecendo hoje em termos de sociedade, escola e sala de aula

-Refletir sobre o desafio da afetividade (desejo, interesse, motivação, mobilização) na complexa realidade escolar contemporânea

-Trabalhar algumas perspectivas para a mobilização para a aprendizagem, no horizonte de uma nova disciplina na sala de aula e na escola, pautadas numa postura de humanização.

Identidade Docente em Construção: os Desafios da Formação e da Ética

Objetivos:

-Analisar, numa perspectiva histórico-cultural, o que se passa em termos do macroprocesso social e suas repercussões para o cotidiano e a identidade do professor

-Refletir sobre o papel do professor no contexto atual de complexidade e as respectivas demandas éticas e formativas

-Apontar algumas perspectivas de ação, em especial no sentido do resgate do querer e do poder do professor.

Educação do Campo "Desafios e Práticas Pedagógicas em Educação no Campo

Neurofisiologia da Aprendizagem e Múltiplas Inteligências  Neuropsicopatologias e a Neurociências aplicadas à educação

Ações em Janeiro de 2012

• Mobiliário Televisor De Led Tela Plana Full Hd  -Batedeira Planetaria – Forno De Microondas – Multiprocessador De Alimentos (Liquidificador, Espremedor De Frutas E Processador) -Balança Mecânica – Conjunto Escolar Composto De  Carteira / Cadeira . Cada Escola da Rede receberá 1 kit destes aparelhos. Com exceção da Escola Municipalizada Giovanni Trentini.
  • Aquisição de 02 (dois)c PARQUE INFANTIL CONFECCIONADO EM MADEIRA UNIDADE Valor : R$ 9.500,0000 (Escolas Alberto Volani e Escola Municipalizada Giovanni Trentini.
  • Reforma das Salas e Coordenação Pedagógica G Trentini (Aquisição de 02 Condicionadores de Ar (Split) para as turmas municipalizadas.
  • Reforma (Pintura Alberto Volani) e rede elétrica. Condicionador de Ar / Construção de Depósito de Materiais e Sala para Professores.
  • CEI Criança Feliz Aquisição de 1 Lavadora De Roupas Hospitalar No valor de R$ 19.300,0000 e Reforma (CEI Criança Feliz) Lavação ( Para receber a nova Lavadora de Roupas
  • Aquisição de Livros Para Biblioteca do Professor.
  • Licitação da Etapa Final da "Nova Escola do Servino Mengarda"
  • Licitação de Lap Tops para uso dos professores. R$ 76.000,000
  • Aquisição de uniformes para Servidores da Educação
  • Reforma Telhado CEI Isabel Longo.
  • Aquisição de equipamentos para Instalação de rede VOIP  para assegurar Comunicação na Escola Pref. João Floriani e aparelhos de Telefone específicos.
  • Aquisição de Filmadora e Gravador para uso nos projetos pedagógicos da Rede Municipal.
  • Reforma do Micro ônibus ( Pintura e Mecânica) .