EDUCAÇÃO EM SAÚDE – Unidade de Saúde Serrana

EDUCAÇÃO EM SAÚDE – UNIDADE DE SAÚDE SERRANA

 

No dia 12 de março de 2015, ocorreu nas dependências do Salão da Igreja Nossa Senhora do Rosário o encontro do grupo “Unidos pela Saúde”. O encontro foi conduzido pela Farmacêutica Francine Lobato, com a colaboração da Enfermeira Joana Araujo, da Auxiliar de Enfermagem Loresane Wilrich, do Dr. Hugo Haragushiku e da Agente Comunitária de Saúde Maria Zenaide. Os temas abordados foram: uso indiscriminado de anti-inflamatórios e analgésicos; medicamentos de uso contínuo; farmácia popular; cuidados com os medicamentos; classificação, fracionamento e descarte incorreto dos medicamentos. No final foi entregue aos participantes o cronograma das atividades prestados pela Unidade de Saúde Serrana.

Medicamentos são produtos especiais elaborados com a finalidade de diagnosticar, prevenir, curar doenças ou aliviar seus sintomas, sendo produzidos com rigoroso controle técnico para atender às especificações determinadas pela Anvisa. Para que os medicamentos tenham o efeito desejado, eles devem ser usados de forma correta e com orientação médica e farmacêutica.

Evite armazenar sobras de medicamentos em casa, formando as chamadas “farmácias caseiras”. Às vezes é importante ter em casa alguns medicamentos de venda isenta de prescrição médica, para alguma emergência, além de ser necessário guardar aqueles de uso contínuo. Nesses casos, eles devem ser checados constantemente para retirada dos que apresentem prazo de validade vencido ou estão há muito tempo fora de uso.

Atenção no uso de álcool com os seguintes medicamentos:

• Analgésicos, antipiréticos e anti-inflamatórios: pode causar perturbações gastrointestinais, úlceras e hemorragias;

• Antidepressivos: diminui os efeitos, pode aumentar a pressão sanguínea;

• Antibióticos: pode causar náuseas, vômitos, dores de cabeça e até convulsões;

• Antidiabéticos: pode causar se vera hipoglicemia (baixa glicose);

•Anti-histamínicos, tranquilizantes, sedativos: pode intensificar o efeito de sonolência e causar vertigens;

• Antiepilépticos: a proteção contra ataques epilépticos é significativamente reduzida;

• Medicamentos cardiovasculares: pode provocar vertigens ou desfalecimento, bem como redução do efeito terapêutico.

O encontro do grupo “Unidos pela Saúde” ocorre mensalmente. O próximo será no dia 09 de abril, às 14h30min. Todos, sem exceção, estão convidados a participarem.