Municípios do Médio Vale recebem levantamento aerofotogramétrico

Imagens do levantamento aerofotogramétrico digital foram entregues aos gestores públicos dos municípios do Médio Vale na tarde desta segunda-feira (24), durante solenidade promovida pela Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (AMMVI) e Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS).

Na ocasião, os prefeitos receberam um disco rígido com os dados geoespaciais que contém as fotos de cada metro quadrado dos municípios, que possibilita o conhecimento detalhado do território. Esta base cartográfica poderá ser utilizada em diversas áreas como, por exemplo, na gestão ambiental, planejamento urbano, uso e ocupação do solo, estudos socioeconômicos e ampliação da rede viária.

"Ficamos felizes com o recebimento do material, pois são informações precisas e atualizadas que podem contribuir com a gestão pública no planejamento e execução de ações voltadas ao desenvolvimento sustentável e econômico dos municípios do Médio Vale", relata o presidente da AMMVI e prefeito de Timbó, Laércio Schuster Junior.

Conforme o presidente, nos próximos meses os dados serão utilizados pela AMMVI para auxiliar a equipe técnica na atualização e revisão dos planos diretores que a entidade está desenvolvimento para nove municípios da região. "Estes dados são fundamentais devido a sua grande usabilidade em diversas áreas, pois é necessário que nossas administrações sejam cada vez mais modernas e planejadas", analisa Schuster.

Iniciado em 2008, o levantamento aerofotogramétrico é resultado de um investimento de aproximadamente 12 milhões de reais. Engenheiro cartógrafo da SDS, Thobias Furlanetti, explica que dentre os objetivos do levantamento está o de implementar a Política Estadual de Recursos Hídricos, atualizar a base de dados geoespaciais do Estado anteriormente datada entre 1977 e 1985 e prover segurança jurídica em análises espaciais em âmbito urbano e rural.

Os dados geoespaciais poderão ajudar os municípios no planejamento costeiro, urbano e rural; na avaliação ambiental integrada e dos efeitos de mudanças climáticas; na delimitação de zonas de risco em áreas atingidas pelas enchentes e realocação de moradias; na qualificação de medidas de proteção ao meio ambiente; no planejamento de ocupação e de construção de estradas, entre outras finalidades.

"Trata-se de um poderoso instrumento de gestão pública. É o levantamento mais preciso já desenvolvido no país de georreferenciamento do território de um Estado" revela o secretário de estado da SDS, Paulo Bornhausen. Segundo ele, com o conhecimento da qualidade e precisão das informações, é possível tomar decisões com mais segurança, substituindo as estimativas pelo conhecimento da realidade.

Até o final de julho serão realizados, com a parceria da Federação Catarinense de Municípios (Fecam), eventos de entrega do programa de levantamento aerofotogramétrico em todas as Associações de Municípios. Para o presidente da Fecam e prefeito de Gaspar, Pedro Celso Zuchi, é uma ferramenta que será muito utilizada nos municípios e a tecnologia atual vem contribuir com a administração pública.

Participaram do evento os prefeitos de Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Botuverá, Doutor Pedrinho, Gaspar, Guabiruba, Indaial, Pomerode, Rio dos Cedros e Timbó, o vice-prefeito de Blumenau, vereadores, secretários e técnicos municipais.

O projeto

O trabalho do levantamento aerofotogramétrico resultou em mais de 70 mil aerofotos, coloridas e em infravermelho. No processo de realização do projeto foram utilizadas três aeronaves que sobrevoaram o estado acompanhando a estrutura geomorfológica do território catarinense para que não houvesse distorções na escala.

Furlanetti explica que diferente de uma câmera fotográfica, o sistema aerofotogramétrico estava ligado a computadores, GPS de alta precisão, sistema inercial e acelerômetros, o que tornou possível o recolhimento preciso da posição e altitude da aeronave na hora da tomada das aerofotos. Numa segunda etapa, as imagens foram processadas para corrigir distorções.

Michele Prada, Ascom AMMVI.

Comentar notícia.