Inscrições para Trabalhar no Concurso IBGE Censo 2010

As inscrições do Concurso IBGE Censo 2010 serão abertas no dia 21 de setembro até 06 de outubro de 2009. São 33.012 vagas para pessoas que vão atuar no Censo 2010, na função de  Agentes Censitários.

As oportunidades estão assim distribuidas;  400 vagas de Agente Censitário Regional (ACR), 558 de Agente Censitário Administrativo (ACA), 6.722 Agentes Censitários Municipais (ACM), 23.900 AgentesCensitários Supervisores (ACS) e 1.432 de Agentes Censitários de Informática (ACI), distribuídas por todos os 5.565 municípios do Brasil. Para os portadores de necessidades especiais estão reservadas 5º do total de vagas.

Conforme as informações divulgadas pela organização do concurso do IBGE, o quadro de vagas por municípios e áreas de trabalho será disponibilizado no site da Fundação Cesgranrio – link.

Inscrição:

A partir de 21 de setembro as inscrições poderão ser feitas pela Internet  ou em Postos de Inscrição nos Municípios / Área de Trabalho onde o candidato desejar trabalharVeja aqui o edital

Taxa de Inscrição:

A taxa de inscrição é de R$ 22,00 para as funções de Agente Censitário Municipal (ACM), Agente Censitário Supervisor (ACS) e Agente Censitário de Informática (ACI); de R$ 18,00 para a função de Agente Censitário Administrativo (ACA) e de R$ 30,00 para a função de Agente Censitário Regional (ACR).

Quanto ao local da inscrição:

A inscrição pode ser feita neste site e nos postos  nos municípios onde os interessados deverão concorrer à vaga.

Nos Municípios ou Áreas de Trabalho onde não existirem Agência(s) Credenciada(s) dos Correios designada(s) como Posto(s) de Inscrição, as inscrições serão realizadas nos endereços que serão divulgados durante o período da realização das mesmas. Esses locais funcionarão como Posto(s) de Inscrição nos distritos, povoados, comunidades carentes e outras localidades definidas como Áreas de Trabalho.

Sobre o contrato:

O IBGE informa que o contrato está previsto para ter a duração de até 12 meses para o ACR, 10 meses para o ACM, 10 meses para o ACI, nove meses para o ACS, e 12 meses para o ACA. A jornada de trabalho será de 40 horas semanais, sendo oito horas diárias. As vagas para as funções de Agente Censitário Municipal e Agente Censitário Supervisor terão uma única inscrição e uma mesma prova.

Quem poderá concorrer as vagas:

Pessoas com idade a partir de 18 anos,  brasileiro nato ou estrangeiro naturalizado, ter concluído o ensino médio (antigo 2º Grau), estar em pleno gozo dos direitos políticos e, no caso dos candidatos do sexo masculino, estar em dia com o Serviço Militar.

Quem não poderá concorrer as vagas:

Servidores da Administração direta ou indireta da União, Estados, Distrito Federal e Municípios, de empregados ou servidores de suas subsidiárias e controladas e, ainda, pessoas contratados temporariamente nos últimos 24 meses.

Sobre a classificação final das funções de ACM e ACS:

O resultado do Concurso será apresentado em lista única, para ambas as funções. O candidato que obtiver melhor classificação será oferecida a vaga de ACM definida para a função em cada Município / Área de Trabalho, quanto aos demais candidatos classificados serão asseguradas as vagas de ACS.

Quanto as vagas reservadas para portadores de necessidades especiais:

O candidato portador de necessidades especiais será inicialmente classificado de acordo com as vagas de ampla concorrência para a função e Município / Área de Trabalho a que concorre. Caso não esteja situado dentro dessas vagas, será classificado em relação à parte, disputando as vagas reservadas a portadores de necessidades especiais na função e Município / Área de Trabalho a que concorre, caso existam.

Sobre a remuneração:

As remunerações de cada função encontram-se no quadro abaixo. Os profissionais ainda terão direito aos auxílios transporte e alimentação, além de férias e décimo-terceiro salário proporcionais.

Quanto a data da realização das provas:

A prova será aplicada das 13h às 17h de 13 de dezembro de 2009.

Sobre os locais da realização das provas:

Os locais de realização de prova serão informados a partir de 23 de novembro.

Divulgação do resultado do concurso e contratações:

O gabarito oficial será divulgado no dia seguinte à aplicação das provas. O resultado final para ACR tem divulgação prevista para 23 de dezembro, e para as demais funções a partir de 20 de janeiro de 2010. As contratações dos ACR serão feitas a partir de janeiro e das demais funções a partir de março de 2010