Rio dos Cedros comemora Dia Mundial do Meio Ambiente e da Ecologia

Desde o ano de 2005 é desenvolvido no município de Rio dos Cedros o projeto "Plantando uma Vida Saudável", neste dia 05 de junho "Dia Mundial do Meio Ambiente", o projeto realizado pela Prefeitura Municipal através da Secretaria de Educação e Diretoria de Turismo com apoio da Epagri, Projeto Microbacias 2, Basttistella Florestal, GTM do Projeto Piava e Mandarin Viveiro de Mudas desenvolveu em parceria com as escolas e centros de educação infantil, diversas atividades entre elas destacamos:

• Instalação de postos de Coleta de Pilhas e Baterias, nas Escolas, Centros de Educação Infantil, Postos de Gasolina, Farmácias, Prefeitura Municipal e Feirinha Comunitária Amigos do Pinhal.

• Distribuição e Plantio de Mudas de Hortaliças em hortas escolares.
  • Palestra com o Bacharelando em Biologia e Técnico Florestal da Battistella; Alexandre Rafael Marcante, sobre o tema "Os seis elementos; ar, água, solo, flora, fauna e homem" e com apresentação de um vídeo da RPPN Emílio F. Battistella localizada em Corupá.

• Distribuição de folder a todos os alunos do município com tema "Lixo; reduzir, reutilizar e reciclar", o folder contém dicas importantes sobre o início, progressivo, da coleta seletiva municipal e apresenta um cronograma dos dias em que cada escola realiza a coleta seletiva, assim a comunidade em geral pode separar os materiais recicláveis em casa e levar para as escolas nos dias de coleta.

Além destas atividades realizadas a nível municipal, cada escola preparou uma programação especial para esta Semana do Meio Ambiente, programações estas que estão sendo registradas e terão seus relatórios divulgados na próxima semana. Porém o importante é saber que as ações desta semana comemorativa na verdade são resultados dos trabalhos realizados no cotidiano escolar.

Queremos também aproveitar para agradecer aos alunos, professores, diretores, coordenadores e auxiliares que tornam a escola um ambiente em que o dia a dia é uma constante de pequenas ações, hábitos e atitudes que prezam pela saúde e pelo meio ambiente e que vão além das paredes da sala de aula, refletindo  na escola como um todo, nos dela participam, nas comunidades, no município e em cada um que se propõe a essa busca por uma vida saudável.