RIO DOS CEDROS INCENTIVA O CULTIVO DO GENGIBRE

Diretoria de Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, com o apoio da Prefeitura Municipal de Rio dos Cedros e a Associação de produtores rurais do município, realizou no dia 23 de agosto de 2007 ás 15:00; reunião técnica com a empresa EXATRADE AGROBUSINESS LTDA representante a EXA WORLD BIZ FLORIDA CORPORATIN – USA, sobre a produção de gengibre (zingiber officinale) para safra 2007/2008. A idéia é criar um pólo produtor de gengibre em Rio dos Cedros, comenta Pedro A. Vieira Diretor de Agricultura, trazendo benefícios a pequenos agricultores com ocupação de mão de obra familiar, e renda para as famílias dos agricultores. A empresa vai fornecer alguns incentivos como, por exemplo, semente de boa qualidade, insumos e assistência técnica  specializada; o produtor entra com a terra e mão de obra. Descontados os custos de produção em um hectare é possível o agricultor receber R$ 12.000.00 no mínimo, pelo trabalho. O que significa comparado ao arroz irrigado (de semente), por exemplo, um ganho de seis vezes mais por hectare
cultivado. Vieira informa ainda que a época de plantio desta cultura ocorre em nossa região nos messes de setembro a outubro, utilizando-se 2,5 toneladas se semente por hectare. A colheita acontece em dez meses, iniciando em junho, estendendo-se a julho e agosto. O preço de venda é entorno de R$ 0,6/kg; e a produtividade pode variar bastante, de no mínimo 35 toneladas/hectare até 100 toneladas.
Existe já uma média de 40 a 60 toneladas/hectare no Espírito Santo, é lógico tudo depende do "capricho" do produtor e no emprego de técnicas corretas.
Umas das normas mais observadas é de que o produtor deve efetuar "rotação de cultura", ou seja, nunca repetir plantio de gengibre na mesma área por dois anos consecutivos, para isso a empresa já tem outros produtos que podem ser produzidos em rotação em rotação com o gengibre, como o taiá, que também é exportado para os Estados Unidos.