UNIDADE DE SAÚDE SERRANA REALIZA A TARDE DA AUTOESTIMA

 

 

 

 

 

O movimento conhecido como Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama e promover a conscientização sobre a importância da detecção precoce da doença. O câncer de mama pode ser detectado em fases iniciais, em grande parte dos casos, aumentando assim as chances de tratamento e cura.

A Unidade de Saúde Serrana, da localidade de Rio Rosina, organizou no dia 08 de outubro a Tarde da Autoestima, nas dependências do salão da igreja Nossa Senhora do Rosário. Além de ser discutido o foco do presente mês, houve uma roda de conversa sobre menopausa, com a Enfermeira Joana Araujo – coordenadora da unidade – e com o Dr. Hugo Haragushiku. Contemplando o momento, a Enfermeira Rafaela Petermann – responsável pela Vigilância Epidemiológica do município de Rio dos Cedros, especialista em estética – fez uma explanação sobre os principais cuidados com o corpo na menopausa.

A menopausa é o período fisiológico após a última menstruação espontânea da mulher. Nesse espaço de tempo estão sendo encerrados os ciclos menstruais e ovulatórios. O início da menopausa só pode ser considerado após um ano do último fluxo menstrual, uma vez que durante esse intervalo a mulher ainda pode menstruar. O tratamento para menopausa varia de acordo como perfil de cada paciente. São os principais sintomas da menopausa: ressecamento vaginal, ondas de calor, suores noturnos, insônia, diminuição do desejo sexual, diminuição da atenção e memória, perda da massa óssea, aumento do risco cardiovascular, alterações na distribuição da gordura corporal, depressão. Como esse período traz um quadro muito particular de sintomas e tratamentos para cada mulher, é natural que surjam várias dúvidas.

Colaboradores para o sucesso do evento: todos os Agentes Comunitários da Unidade de Saúde Serrana (Célia, Marilei, Maria Zenaide, Leonido e Realdina); Auxiliar de Enfermagem Loresane, Técnica de Enfermagem Ivete; Auxiliar Operacional Rosângela.