13 casas Inauguradas em Rio dos Cedros – Pró Mover

Mais um investimento em moradias sociais do Governo Federal, coordenado pela Associação para do Desenvolvimento Social e Aperfeiçoamento do Cidadão (PRÓ MOVER), entidade com sede em Rio do Sul. Desta vez não foi no Alto Vale do Itajaí, mas no Médio Vale, em Rio dos Cedros, cidade próxima a Blumenau.

Na terça terça-feira, 11, foram inauguradas 13 unidades habitacionais construídas pelo Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR). O ato de inauguração foi na propriedade rural de Alinor e Justina Feltrin, na comunidade de São Bernardo.

Pela primeira vez a Entidade inaugura casas fora do Alto Vale do Itajaí. Ao todo a Pró Mover já construiu 1.152 unidades habitacionais por meio do PNHR, totalizando um investimento do Governo Federal superior a 132 milhões de reais.

Em Rio dos Cedros as atividades iniciaram ainda pela manhã com o plantio de árvores nativas e de flores. Ao mesmo tempo que Tarcísio Kock coordenava essa atividade, Roselei Petry realizava trabalho social, com uma oficina de sucos. As beneficiárias do programa de habitação aprenderam o suco verde de folhas de couve, misturado a diversas frutas. Além dos sucos de frutas e legumes, o grupo fez e aprovou o suco de açaí, extraído da polpa das sementes do Palmito-Juçara, tão comum na Mata Atlântica. “Antes a gente derrubava os pés de palmito, agora vamos colher os cachos para fazer o suco”, disse, entusiasmado, seu Alinor.

A cerimônia de entrega simbólica das chaves das casas contou com a presença de todos os agricultores beneficiários, do prefeito Fernando Tomazelli, do vice-prefeito Marildo Domingos Felippi, do diretor de Agricultura Reinaldo Stein, da assistente social Marineusa Hoffmann, do gerente da Caixa Econômica Federal de Timbó Walmor Zermiani Júnior, de vereadores, de secretários municipais, de representantes de sindicatos rurais e dos membros da Pró Mover, Tarcísio e Roselei.

Tarcísio abriu o cerimonial agradecendo a todos, com destaque à prefeitura que acreditou na proposta de construção subsidiada de moradias pelo Governo Federal. O prefeito Fernando retribuiu o agradecimento e desejou aos beneficiários felicidades e prosperidade na nova moradia. Kock ainda fez um comparativo do valor subsidiado à construção de cada casa do PNHR com programas sociais. O subsídio passa de R$ 26 mil, equivalente a 28 anos de uma Bolsa Família.

Logo após o cerimonial os novos moradores receberam explicações sobre o Cartão Minha Casa Melhor, que libera crédito de R$ 5 mil para as famílias interessadas comprarem móveis novos, com prazo de 48 meses para pagar e parte dos juros subsidiada pelo Programa Minha Casa, Minha Vida, que engloba o PNHR.

O evento foi encerrado com almoço comunitário feito a partir dos próprios alimentos produzidos e colhidos na propriedade dos agricultores Alinor e Justina.

As casas construídas pelo PNHR têm alto padrão de qualidade e o agricultor paga somente 4% do valor de R$ 28,5 mil destinados a cada beneficiário.

FOTOS: PRÓ MOVER

– Plantio de árvores nativas

– Beneficiários do PNHR e convidados

– Oficina de sucos naturais e saudáveis