Rio dos Cedros conclui diagnóstico de sistemas locais de tratamento de esgoto

A prefeitura de Rio dos Cedros concluiu o diagnóstico do número de residências em situação regular com a obrigatoriedade da implantação do sistema de fossa e filtro anaeróbio. A pesquisa, desenvolvida em conjunto com a Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (Ammvi) e a Universidade Regional de Blumenau (Furb), foi feita em alguns domicílios do município, em que os cidadãos também foram orientados sobre a necessidade de manutenção da limpeza periódica do sistema.

O resultado da pesquisa foi apresentado aos prefeitos e técnicos municipais na manhã desta quinta-feira (28), na sede da Ammvi, em Blumenau. Conforme a assessora de Saneamento e Meio da entidade, este é “um trabalho inédito no Brasil e que traz um diagnóstico a partir de informações primárias para que a gestão municipal possa propor políticas públicas adequadas”, salientou.

De acordo com o diagnóstico, em Rio dos Cedros, 76% de residências possuem fossa, 70% possuem filtro anaeróbio, porém, 54% não realizam a manutenção do sistema, a qual deveria ser feita em geral, pelo menos, a cada 18 meses.

Outra questão de grande impacto foi a importância que o cidadão atribui ao tratamento do esgoto. Neste tópico, 91% responderam de forma positiva, por outro lado, apenas 22% estariam dispostos a pagar pelo tratamento de esgoto.

O diagnóstico levantou ainda diversas outras informações importantes para a proposição de ações na área de esgotamento sanitário do município. Agora, dentre os próximos passos, está a prestação de serviço de manutenção do sistema ou mutirões de limpeza, campanhas educativas e adequação de residências sem o sistema.

Água limpa só com esgoto tratado

Desde 2015, o município de Rio dos Cedros vem realizando, com o apoio da AMMVI e do Ministério Público de Santa Catarina, a campanha “Água limpa só com esgoto tratado. Quem previne, preserva”. Esta campanha foi promovida durante o levantamento das informações para o diagnóstico e prosseguirá junto às ações que virão a partir deste estudo. A iniciativa faz parte do Plano Municipal de Saneamento Básico de Rio dos Cedros e do trabalho de educação ambiental que vem sendo desenvolvido pela AMMVI