CIRCOLO TRENTINO RECEBE DOCUMENTO DE GRANDE VALOR HISTÓRICO


Um importante e histórico documento da cidade de Rio dos Cedros foi entregue, no primeiro semestre deste ano, aos integrantes do Circolo Trentino do município. A informação é do vice-presidente do Circolo Trentino di Rio dos Cedros, o historiador, Andrey José Taffher Fraga. Segundo ele, o documento é uma das primeiras atas da antiga cooperativa da cidade, fundada pelos imigrantes trentinos e seus descendentes.

Fraga explica que o documento foi encontrado na demolição de um antigo casarão, no bairro Barra Sul, da cidade de Balneário Camboriú. "O empresário António Ailton Martins, que tem 53 anos, é técnico hidráulico, residente na cidade, encontrou o material abandonado após a demolição da casa. Teve o cuidado de guardá-lo bem por vários anos. Após identificar a cidade de origem do documento, resolveu entrar em contato com a entidade cultural que a representa, no caso, o Circolo Trentino, para entregar o documento", relata o historiador ao Circolo Trentino ao afirmar que, uma vez com posse da entidade, tal registro foi estudado e analisado a fundo, para que se pudessem fazer as ligações dele com a história da cidade.

Fraga explica que o documento contém todos os registros escritos em italiano gramatical. “Para entender a importância desse documento, é necessária uma premissa: na história do cooperativismo em Rio dos Cedros, registra-se a fundação de duas cooperativas que não passaram dos primeiros anos: a "Società dei Tabaco", fundada em 1893, e a "Società di Mutuo Socorso", de 1897. Ambas, como exposto, não progrediram. A terceira e vitoriosa tentativa resultou na fundação da "Socièta cooperativa di Rio Cedro". Esse livro de atas, ao que tudo in¬dica, é um dos primeiros registros, senão o primeiro registro, dessa cooperativa riocedrense. A primeira data registrada na ata é 1904, todavia, é sabido que a cooperativa de Rio dos Cedros iniciou suas atividades anos antes, em 1899, sob a liderança de Andrea Largura e de Giovanni Rossi", observa o historiador ao destacar que apesar disso, acredita-se que sejam as anotações sobre as primeiras atividades da cooperativa, visto que as próprias atas indicam que elas seriam as primeiras a serem registradas.

O livro de atas em questão se inicia com os nomes da diretoria eleita na assembleia de 28 de abril de 1904: pre¬sidente: Silvio Campestrini, vice-presidente: Sperandio Bendotti, Cassiere: Eugênio Floriani, Fiscale: Giuseppe Christelli, Consiglieri (con¬selheiros): Lino Paternoli, Luziero Buzarello, Giuseppe Ghadotti, Eugênio Campregher, Ignazio Trizoto, Abramo Gianpiccoli, António Lenzi, Batista Busarello, Domenico Largura, Luiggi Brancher. “Já na sessão de 06 de agosto de 1904, são eleitos o secretário e vice-secretário, Domenico Largura e Sperandio Bendotti, respectivamente", descreve o historiados ao afirmar que percebe-se que alguns nomes foram escritos com pequenos erros, mas optamos por manter a transcrição fiel ao que consta na Ata. Também é possível perceber que, entre os nomes elencados, alguns se referem a imigrantes, e outros a filhos de imigrantes. Algumas dessas pessoas tiveram atuação destacada na comunidade colonial riocedrense, como o sr. Sperandio Bendotti, que foi inspetor de quarteirão (responsável pelos registros civis nas antigas colônias).

Ademais, tal documento traz passagens que relatam como era feito o comércio do tabaco, principal item de exportação de Rio dos Cedros, além de relatar como funcionava a própria cooperativa. "Em determinado mo¬mento é retratada a passagem de Giovanni Rossi por Rio dos Cedros. Esse senhor fortemente ligado as idéias liberais e socialistas foi prontamente repudiado pelo clero local e pela sociedade de então. Mas, mesmo assim, desenvolveu importantes sistemas agrícolas em Rio dos Cedros, e muito auxiliou os colonos, antes de deixar definitivamente a colónia", retrata o historiador ao observar que ao final percebe-se que esse livro, que serviu para o registro das atas da cooperativa, também serviu para o registro de pequenas biografias de riocedrenses. Tal fato apenas aumenta a importância desse documento para a história das famílias riocedrenses. "Em resumo, trata-se de um documento de interesse para todos que pesquisam a história e cultura da cidade".

Fraga ressalta que ainda não se sabe ao certo como esse documento foi parar em tal casa. Existem diversas suspeitas. Todavia, por hora, o que se sabe é que tal achado gerou forte repercussão. “ao ser entregue aos cuidados do Circolo Trentino em Rio dos Cedros, o documento gerou grande curiosidade e expectativa entre os presentes. Antes mesmo dessa entrega, o documento já havia sido apresentado no programa "Panorama Geral", do canal "TV Panorama Litoral", que é coligada a TV Cultura. Esse documento foi apresentado ao vivo durante tal programa", comenta o historiador ao contar que posteriormente, em 9 de julho, o documen¬to foi novamente apresentado ao vivo no programa, dessa vez com a sua participação como vice-presidente do Circolo Trentino di Rio dos Cedros, que explicou o contexto histórico no qual se inseria tal registro. "Nesse mesmo programa, sob o comando do apresentador Gilberto Luz, foi oficialmente assinado o "Termo de doação", que passava o documento aos cuidados do Circolo Trentino di Rio dos Cedros", observa ele ao destacar que todos esses acontecimentos apenas reforçam a importância desse documento para a história riocedrense, bem como a riqueza de informações ali contidas para muitas famílias da cidade. Fraga informa que o Circolo Trentino di Rio dos Cedros, no intuito de divulgar a história da cidade, tornou esse livro acessível a todos. Para visualizar e fazer o download desse documento histórico, basta acessar o seguinte link:   http://www.mediafire.com/download/81w1cybzvnz29fu/verbale.pdf  
 Fonte: CLARICE GRADPF DARONCO/JMV, Jornal do Médio Vale, Sexta-feira, 18 de julho de 2014 – Edição 1.1610.