Rio dos Cedros participa da 2ª Conferência Intermunicipal de Proteção e Defesa Civil em Brusque

As experiências de Brusque e das demais cidades que integram o Vale do Itajaí ajudarão a compor o Plano Nacional de Defesa Civil que está sendo discutido nesta quarta-feira, 19, na 2ª Conferência Intermunicipal de Proteção e Defesa Civil. A abertura do evento, realizado no auditório da Uniasselvi/Assevim, contou com a presença do prefeito Paulo Eccel e demais autoridades regionais, dando início ao debate que servirá como base para as propostas que serão encaminhadas às etapas estadual e nacional.

A importância de dar força às entidades que atuam na proteção da população foi um dos pontos abordados por Eccel durante sua fala. O prefeito destacou que os municípios presentes no evento têm muito a contribuir para o fortalecimento deste setor na região e lembrou que a participação ativa da comunidade na formulação de propostas é essencial. “Como diz o ditado, a união faz a força. Por meio de iniciativas como esta podemos estruturar e equipar os municípios para dar cada vez mais segurança à população”.

Logo após a abertura, os presentes acompanharam a leitura do texto base que irá nortear os debates. No decorrer do dia, duas importantes palestras também irão contribuir para os trabalhos sob a orientação do coronel comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, Marcos de Oliveira, e do geólogo, doutor em Engenharia e mestre em Geografia, Juarês José Aumond. Os debates seguem o tema da Conferência, que é "Proteção e Defesa Civil: novos paradigmas para o Sistema Nacional".

O coordenador da ação e diretor da Defesa Civil de Brusque, Evandro de Mello do Amaral, que também preside o Colegiado de Defesa Civil da Associação dos Município do Médio Vale do Itajaí, explica que este é um momento de preparação, troca de ideias e experiências a fim de contribuir com as ações em todo o país. O objetivo do evento é promover a participação, o controle social e a integração das políticas públicas de Defesa Civil.

Fonte: http://www.brusque.sc.gov.br/web/noticia.php?noticia=8929:Brusque_sedia_etapa_intermunicipal_de_conferencia_sobre_Defesa_Civil