Centro de Educação Infantil Criança Feliz Projeto “Horta na minha escola” – Maternal 2

As atividades diretamente direcionadas como, por exemplo, revolver a terra, plantar, arrancar mato, podar, regar não só constituem um excelente exercício físico como representam uma forma de aprendizado saudável e criativo, da mesma forma o contato com o meio natural em que cada criança se encontra inserida.
Este projeto tem como prioridade apresentar atividades que despertem o interesse do aluno no cuidado com o ambiente. O Projeto Horta Na Minha Escola pode se transformar em um verdadeiro laboratório ao ar livre associando o conteúdo de vários eixos temáticos sugeridos no desenvolvimento do currículo da educação infantil como matemática, música e movimento, artes visuais, língua oral e escrita, natureza e sociedade.
As crianças aprendem desde cedo e de forma prática, assuntos como composição do solo, necessidade de fatores climáticos favoráveis ao cultivo das hortaliças, desenvolvimento de plantas, a vida dos insetos e medidas de áreas.
Essas experiências ao vivo despertam o interesse pelas aulas. O grupo mediado pelas professoras analisa pesquisas que envolvem a comunidade escolar especialmente seus familiares e conversam sobre o assunto tornando assim o aprendizado mais significativo. Neste projeto, os envolvidos precisam atuar sempre com muita responsabilidade e compromisso.
A presença das crianças é indispensável na maioria das etapas e atividades desenvolvidas na horta, tais como: preparo do solo, seleção das espécies a serem cultivadas, plantio, cuidados com a horta e colheita. Os professores devem auxiliar os alunos no desenvolvimento e manutenção da horta e na supervisão dos trabalhos mediando às tarefas mais difíceis podendo elaborar estratégias que permitam desenvolver os conteúdos em um contexto interdisciplinar.
É nos primeiros anos de vida que o contato com o mundo permite a criança construir conhecimentos práticos sobre seu contexto social, relacionados à sua capacidade de perceber a existência de objetos, seres, formas, cores, sons, de movimentar-se nos espaços e manipular objetos.
Nesse contexto podemos afirmar que a Educação Ambiental é tarefa de todos, ela é uma maneira eficaz de se repensar atitudes e propor transformações para melhoria da qualidade de vida de toda a população.
Acreditamos que de maneira concreta e significativa as crianças podem aprender conceitos sobre valores ambientais exteriorizando suas opiniões, para que em longo prazo possam contribuir para a qualidade da vida no planeta, para essas gerações e para as gerações futuras.
Um número cada vez maior de educadores tem refletido e muitas vezes buscado cumprir o importante papel de desenvolver o comprometimento das crianças e da comunidade escolar com o cuidado do ambiente escolar: cuidado do espaço escolar, cuidando das relações humanas que manifestam o respeito e carinho consigo mesmo, com o próximo e com o meio social.
A reflexão sobre o ambiente que nos cerca e o repensar de responsabilidades e atitudes de cada um de nós, gera processos educativos de extrema riqueza, contextualizados de forma concreta, significativos para cada uma das pessoas envolvidas.

Objetivo geral
Conscientizar e sensibilizar as crianças e a comunidade escolar de que a vida depende do ambiente e o ambiente depende de cada cidadão deste planeta de forma a implantar pequenos conceitos de sustentabilidade a partir de práticas desenvolvidas com a implantação de uma horta no educandário.

Professora responsável: Laurita Pellin
Assistentes: Dinara Luz dos Santos e Simone Kohlbeck