Colombo visita a região de Blumenau e autoriza a construção de três novos batalhões do Corpo de Bombeiros Militar

Quatro municípios da região do Vale do Itajaí receberam nesta segunda-feira, 3, recursos do Governo do Estado para investimentos na estrutura do Corpo de Bombeiros Militar. Em Blumenau, o governador Raimundo Colombo fez a entrega de três novas viaturas e assinou o convênio que autoriza a captação de recursos para o reequipamento e modernização da unidade.  Em seguida, Colombo visitou Benedito Novo, Timbó e Rio dos Cedros, onde autorizou a construção de novos batalhões do Corpo de Bombeiros. “São obras focadas não só na melhoria operacional do trabalho, mas na prevenção. Quando a prevenção é feita com responsabilidade, muitos desastres podem ser evitados”, disse o governador.

O batalhão de Blumenau recebeu um caminhão com capacidade para 10 mil litros de água e totalmente equipado para o combate a incêndios. A unidade recebeu também outras duas caminhonetes, uma delas, também equipada com bomba e tanque de água para apoio e resgate. Os três veículos representam um investimento de quase R$ 1 milhão e vão reforçar a estrutura de pronto atendimento emergencial para a população da região de Blumenau.

Ainda em Blumenau, Raimundo Colombo fez a assinatura de um convênio que autoriza o município a utilizar os recursos vindos da prestação de serviços por parte do Corpo de Bombeiros, para a constante modernização dos meios operacionais e dos equipamentos utilizados nos trabalhos de respostas às situações de emergência.

O município de Benedito Novo foi contemplado com recursos, no valor de R$ 375 mil, para a construção de um novo quartel do Corpo de Bombeiros Militar. Já em Timbó, Colombo também autorizou as obras de construção da nova sede do Corpo de Bombeiros, que vai substituir a atual estrutura, construída pela própria comunidade em 2001. No mesmo prédio, Polícia e Corpo de Bombeiros Militares, estão alojados de forma improvisada. Entre as dificuldades, estão a falta de vagas na garagem para guardar veículos e equipamentos, e falhas na construção como rachaduras, mofo e umidade. No novo prédio, orçado em R$ 870 mil, funcionará também a Defesa Civil de Timbó.

O roteiro de visitas do governador ao Vale do Itajaí encerrou em Rio dos Cedros, onde foi autorizada ainda a construção do novo quartel do Corpo de Bombeiros. A obra vai custar cerca de R$ 375 mil e vai proporcionar melhores condições de trabalho e organização das atividades. De acordo com o comandante geral do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina, Coronel Marcos de Oliveira, desde a década de 80 a corporação não recebia investimentos tão expressivos para o desempenho de uma missão tão importante: prevenir sinistros, combater incêndios e salvar vidas. Além dos recursos do Estado, a construção dos novos quartéis conta com as contrapartidas das prefeituras municipais.

Mais informações:
Qualquer informação adicional pode ser obtida por meio do telefone da redação da Secom/SC no (48) 3665-3006. Outros contatos e informações do Governo também estão disponíveis na página www.sc.gov.br

Fotos do Evento: Foto Panini