Prefeitos querem audiência com governador para detalhamento da política de segurança pública Foto: Michele Prada/Ascom AMMVI

Reunidos em assembleia na manhã desta quinta-feira (14), os prefeitos dos municípios do Médio Vale do Itajaí discutiram a segurança pública na região e a proposta de instalação de um presídio. Na ocasião, os prefeitos deliberaram pelo agendamento de uma audiência com o governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, para conhecer a política de segurança pública que o Estado tem para a região.

Conforme o prefeito de Timbó e presidente da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (AMMVI), Láercio Schuster Junior, os prefeitos querem uma discussão mais ampla sobre a segurança pública na região, pois entendem que a questão não se resume à doação de terreno e construção de presídio. "Somos parceiros do Estado e sensíveis ao quadro atual, mas para isso, precisamos conhecer quais serão as iniciativas na região e qual a linha de trabalho a ser adotada", analisa.

O presidente explica ainda que os prefeitos não serão contrários à construção do complexo prisional na região, mas precisam conhecer os estudos técnicos de viabilidade e impacto, como também ter a indicação do melhor local para a obra, para então dar os devidos encaminhamentos de forma conjunta. "Temos que pensar que uma unidade prisional demanda outros investimentos e reforços em segurança e o Estado deve estar preparado para isso", conclui o prefeito Láercio.

Audiência

Nesta semana, a AMMVI encaminhou correspondência solicitando audiência com o governador Colombo e o Departamento de Administração Prisional (Deap) para que os prefeitos do Médio Vale possam ter detalhes do projeto do Estado e, assim, fazer os encaminhamentos que se fizerem necessários.

Michele Prada, Ascom AMMVI