NOVEMBRO AZUL- ESF CENTRO

Semelhante ao Outubro Rosa, é iniciada a campanha NOVEMBRO AZUL. Ela é dedicada a alertar os homens o quanto é importante cuidar da saúde e fazer os exames que diagnostica o câncer de próstata. No Brasil é o segundo tipo mais comum na população masculina, e atinge principalmente homens com idade superior a 65 anos. A chance de cura é de 90% no estágio inicial, destacando então a importância da detecção precoce. Os sintomas aparecem raramente, sendo que os mais comuns são: dificuldade de urinar, jato de urina muito fraco, reduzido ou em gotas; necessidade frequente de urinar; dor lombar e/ou óssea; sangramento pela uretra. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), em 2012, foram registrados no Brasil 60 mil novos casos. O exame para diagnosticar a doença é uma combinação de um exame de toque retal e o de sangue PSA (antígeno prostático específico).

Historicamente, o trabalho de conscientização dos homens é mais difícil. As mulheres costumam procurar com mais frequência pelos serviços de saúde, tanto para prevenção como a qualquer sinal de doença. Neste sentido, com o objetivo de promover a conscientização e também a desmistificação do exame de próstata, a Equipe de Saúde da Família do centro estará realizando durante o mês de novembro as salas de espera (conversas realizadas pela Enfermeira Janete enquanto o paciente aguarda a consulta) com orientações e entrega de material informativo sobre o câncer de próstata e cuidados gerais com a saúde do homem. E no dia 18/11 às 13:00 horas, na Câmara de vereadores junto a Secretaria da Educação, será discutido em roda de conversa o tema “Saúde do homem com foco no Câncer de Próstata”. A Equipe de Saúde da Família centro aguarda a participação da comunidade de abrangência.