Prefeituras de SC e RS visitam projetos de Apucarana

Representantes das prefeituras de São José (SC), Rio dos Cedros (SC) e Araricá (RS) visitaram nesta quinta-feira (17/11) projetos da Prefeitura de Apucarana. A recepção dos grupos, por parte do prefeito João Carlos de Oliveira (PMDB) e do diretor-presidente da Autarquia Municipal de Educação (AME), professor Cláudio Silva, aconteceu logo cedo no salão nobre do prédio administrativo. "É sempre uma satisfação poder receber interesados em saber mais sobre a nossa experiência na educação integral, conhecer um pouco do que fazemos nesta área. Afinal, já são 10 anos de muito trabalho e ainda hoje seguimos aprendendo, pois a Educação é dinâmica, temos que estar sempre buscando novos métodos", disse João Carlos. Ele salientou que se há um segredo para o sucesso da iniciativa em Apucarana, ele está no comprometimento de todos os profissionais, da diretora, passando pela professora, serviços gerais, até chegar ao transporte escolar. "Implantamos a Educação Integral como lei, vencemos resistências e desconfianças naturais, equacionamos carências de infraestrutura, firmamos pactos com a sociedade e provamos que o sistema funciona e é importante para a criança. Com pouco tempo todos viram que não estamos dando só comida, não estamos apenas cuidando, mas sim educando o indivíduo com integralidade", assinalou o prefeito aos visitantes.
Na sequência, professor Cláudio Silva realizou uma palestra revelando os passos evolutivos do Programa de Educação Integral de Apucarana, com destaque aos resultados acima da média nacional conquistados pelos alunos em avaliações como a Prova Brasil e o IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. "Além da persistência e do comprometimento de todos, um importante diferencial na implantação do sistema deve ser o olhar sobre o desenvolvimento do ser humano", frisou Silva.
Ainda na parte da manhã, antes de iniciarem uma imersão junto à rede municipal, as comitivas conheceram a Escola da Gestante, que oferece atenção especializada às futuras mães. Na parte da tarde passaram pela Escola Municipal Luiz Carlos Prestes, Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Um lugar ao Sol, Escola Municipal Karel Kober e Centro de Armazenamento e Distribuição da Alimentação Escolar. No final da tarde, foram ao Parque Ecorreligioso da Redenção e retornaram à prefeitura para um balanço da visita. "Fizemos várias pesquisas e Apucarana sempre apareceu como referência nacional em Educação Integral. Viajamos com bastante expectativa e após as visitas saímos com uma ótima impressão. Aqui tudo é feito com qualidade e com muito amor. Voltamos para Rio dos Cedros bastante esperançosos de em 2012 estarmos implantando o sistema", disse professora Giovana Lenzi. Em comentário geral, todos destacaram as locais visitados como "humanizadores e acolhedores".

Fonte:http://profclaudiosilva.blogspot.com/2011/11/prefeituras-de-sc-e-rs-visitam-projetos.html