Fonoaudióloga humaniza consultas através da música.

O Acidente Vascular Cerebral (AVC) ocorre com maior incidência em pessoas com idade superior a 50 anos, mas que pode acometer qualquer indivíduo.

Nota-se que alguns pacientes que tiveram AVC apresentam um comprometimento de linguagem, conhecido como afasia. Há mais de um tipo de afasia, mas em geral, o quadro caracteriza-se pela redução ou ausência da expressão da linguagem, dificuldade de compreensão, ou ainda apresentar ambas particularidades.

O fonoaudiólogo é o profissional habilitado e responsável por realizar a avaliação dos níveis de comunicação comprometidos e então elaborar um plano terapêutico para cada caso, levando em conta as particularidades do paciente.

Um recurso que tem se mostrado agente facilitador na reabilitação fonoaudiológica de pacientes afásicos é a utilização da música, por se tratar de um elemento que fica armazenado na memória. Sendo assim, é um instrumento estimulador do uso da linguagem automática, facilitando a emissão das palavras da música, entre outros aspectos da comunicação que são estimulados.

Vanessa Lima – Fonoaudióloga