Missão Internacional: Gestores públicos conhecem experiência espanhola em gerenciamento de resíduos sólidos

MATARÓ – Dezesseis mil toneladas por mês de resíduos sólidos é o que produz a população de 28 municípios na região de Catalunha, na grande Barcelona, Espanha. Para dar um tratamento correto a este material descartado pelo meio milhão de pessoas, o Consórcio para o Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos Del Maresme mantém em um espaço de 10 mil metros quadrados toda a estrutura para o correto gerenciamento do lixo.

Com o objetivo de conhecer esta experiência e trocar informações visando à viabilização de projeto semelhante na região, a comitiva da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (AMMVI) viajou ao país em uma missão que passará ainda por Alemanha e Suécia. Além do consórcio, o grupo conheceu nesta segunda-feira, 14, a estação de tratamento de saneamento básico da cidade espanhola.

O Consórcio Del Maresme administra aproximadamente 190 mil toneladas de resíduos sólidos por ano e para tanto, utiliza o processo mecânico para a separação do material, cujos resíduos recicláveis são vendidos pela empresa à iniciativa privada. Do total, explica o chefe da Oficina Técnica, Jorge Rafael Pérez Rodríguez, cerca de 60% é destinado para o processo de incineração, do qual sobram somente 8% de rejeito que, não mais havendo alternativas de tratamento, são encaminhados então ao aterro sanitário.

Está ainda em fase de implantação pelo Consórcio espanhol o processo de biometanização, que libera gás metano e é considerado ambientalmente correto. Este é a processo que vem sendo estudado pela AMMVI que, após estudo encomendado pela entidade, apontou tal processo como o mais adequado para a região, em função da característica dos resíduos, do custo de implantação e manutenção, e também das diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos Urbanos.

Conforme o secretário executivo do Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (CIMVI), Valter Conrado de Araújo, a região apresenta características semelhantes à Mataró no que tange a geração de resíduos sólidos urbanos. "Isso facilita a implantação dessa forma de tratamento na região, como também a preocupação dos espanhóis em instalar a biometanização mostra que estamos no caminho correto", afirma.

O presidente da AMMVI, Paulo Eccel, prefeito de Brusque, disse que se a iniciativa for concretizada a região será pioneira no país. "Podemos ser referência no tratamento e destinação de resíduos sólidos, o que é um relevante ganho para a região" salienta. Para o prefeito, além do desafio de buscar alternativas de financiamento de toda a estrutura, será necessário ainda um trabalho longo de conscientização da população em prol da reciclagem. "Pretendemos aproveitar tudo o que será possível" sinaliza Eccel.

Além de angariar recursos das cidades por cada tonelada recebida na estação de tratamento, o Consórcio Del Maresme tem como fontes de renda a venda dos materiais recicláveis e de energia produzida pela incineradora. "Ainda estamos estudando alternativas de renda para o gerenciamento da estrutura, mas com certeza o custo por tonelada de resíduo disposto de forma consorciada pelos municípios do Médio Vale será ainda menor do que se o fizesse de maneira individual, sem contar o ganho ambiental e social", analisa o secretário executivo da AMMVI, José Rafael Corrêa.

A comitiva da AMMVI segue em missão internacional e se deslocou para a Alemanha nesta terça-feira (15), onde foi recebida na prefeitura Torgelow. Hoje (16), a programação abrange visita às instalações de tratamento e destinação de resíduos sólidos em Rosenow e Demmin.

Mataró

Às margens do mediterrâneo, na costa leste da Espanha, Mataró é a maior cidade e capital da Comarca de Meresme, que fica na região de Catalunha, a 30 quilômetros da cidade de Barcelona. Com cerca de 122 mil habitantes, o município realiza vários eventos, como o Carnaval de Mataró e outros.

Michele Prada, da Espanha

fonte: http://www.ammvi.com.br/conteudo/?item=438&fa=1&cd=37430