Campanha de Recebimento Itinerante de Embalagens vazias de Agrotóxicos da Bacia do Rio Itajaí

No dia 27 de julho a Diretoria de Agricultura, Fomento Agropecuário e Meio Ambiente e a Associação das Agropecuárias da Bacia do Vale do Itajaí – AABRI estarão realizando a primeira “Campanha de Recebimento Itinerante de Embalagens vazias de Agrotóxicos da Bacia do Rio Itajaí”. Esta campanha tem caráter educacional, visando à conscientização quanto ao descarte das embalagens vazias de agrotóxicos.

Uma equipe estará nas comunidades (pátio das capelas) recebendo estas embalagens e emitindo o comprovante de entrega das mesmas. Estas embalagens posteriormente serão encaminhadas para o descarte correto através Associação das Agropecuárias da Bacia do Vale do Itajaí – AABRI.

A legislação estabelece que o agricultor devolva os recipientes ao estabelecimento comercial fornecedor. Portanto é de responsabilidade do estabelecimento o recebimento  do devido comprovante de devolução.

Os resíduos químicos tóxicos presentes em embalagens de agrotóxicos quando abandonados no meio ambiente ou descartados de forma incorreta podem contaminar as águas superficiais e subterrâneas e o solo.

 A tríplice lavagem das embalagens vazias antes de seu descarte pode ser uma das práticas para a solução desse problema juntamente com a educação ambiental continuada sobre os perigos inerentes ao uso impróprio destes produtos.

Além disso, muitas vezes por falta de informação essas mesmas embalagens são reutilizadas de forma totalmente irregular como para recipientes de armazenamento de água para uso domiciliar, fazendo com que os problemas de saúde pública se agravem devido à ingestão de produtos tóxicos.

Abaixo Cronograma do dia 27 de julho.

Horário   Comunidade 

08:00 h – SANTO ANTÔNIO
09:00 h – DORES
10:00 h – CARAVÁGIO
11:00 h – GLÓRIA
13:00 h – RIO ADA
14:00 h – CEDRO ALTO
15:00 h – SÃO JOSÉ
16:00 h – CENTRO
17:00 h – TIROLESES

Não Esqueça de trazer o CPF.