Resultados obtidos na avaliação de aprendizagem do primeiro ciclo de alfabetização

No início do mês de outubro de 2010 foi finalizada a avaliação do primeiro ciclo de alfabetização. Foram avaliadas 97 crianças do 3º ano do ensino fundamental, seguindo alguns critérios básicos a serem alcançados no final do primeiro ciclo de alfabetização. As crianças de modo geral apresentaram bons resultados, principalmente no que se refere à escrita e leitura, sendo que 92% das crianças estão lendo, escrevendo bem e conseguem interpretar. Dos  8% restante das crianças, 6% estão em fase de transição, da fase silábica alfabética para alfabética. As crianças que pertencem aos 8%, apresentam alguma dificuldade de aprendizagem, as quais estão recebendo atendimento especializado da Equipe multidisciplinar de educação.

Com os resultados obtidos realizamos, no dia 14 de outubro uma oficina com as professoras de 3º ano. Esta oficina foi realizada pela professora Graciela L. Travalha, o professor de matemática Elton Poffo, o professor de informática Avalcir Bona e também acompanhada pela psicóloga Janete Hansen. Cada professor passou orientações de recuperação dentro de sua área, para as crianças que apresentaram maiores dificuldades de aprendizagem. Houve também um momento de estudo e reflexão sobre o novo ensino fundamental de 9 anos e sobre recuperação.

Os professores demonstraram muito interesse e parceria com a Secretaria de Educação em recuperar a porcentagem de alunos que ainda não atingiram as metas fundamentais de aprendizagem para o primeiro ciclo e desta forma, juntos evitar a repetência.