Cerimônia de juramento à Bandeira Nacional

         Cerca de 80 jovens realizaram a cerimônia de juramento à Bandeira Nacional no último dia 16 de junho, no Pavilhão de Esportes da Escola de Educação Básica Professor Giovanni Trentini. Além do 2º Tenente Delegado da 6ª DelCSM Anisio Naatz, a solenidade contou com a presença do prefeito Fernando Tomaselli, os  vereadores: Dilson Dalpiaz,  Cassio Berri, Antonio Bertelli, Humberto Lenzi, o controlador geral o  Sr. Osnildo dos Santos, Secretária da 049ª Junta do Serviço Militar – Tatiana Cristina Busarello Kisner e a Auxiliar da 049ª JSM – Vanizete Floriani, o representante da Delegacia de Policia de RDC –  Wilson Genevro dos Santos, a diretora da EEB Prof Giovani Trentini Senhora Anilda Moser, 2º Sargento da Policia Militar de RDC –  Cesar Augusto Batista Canto, demais professores, alunos  e familiares dos jovens.
           Todo jovem dispensado do Serviço Militar deve participar da cerimônia de Juramento de Fidelidade à Pátria, também chamado Juramento à Bandeira, e para receber o Certificado de Dispensa de Incorporação. O juramento é um compromisso que formaliza a dispensa, mas também indica que, apesar de não fazer parte do quadro de recrutas, o jovem, até completar 45 anos de idade, fica a disposição do Exército e poderá ter que se apresentar em caso de guerra ou em defesa da Pátria.
            O juramento indica também que, apesar de não estar no Exército, o jovem tem uma função para cumprir perante a sociedade e desta forma estará honrando o compromisso assumido perante o pavilhão nacional. Neste Ato Solene de entrega de Certificados de dispensa de incorporação e compromisso a Bandeira a 85 cidadãos da classe de 91 dispensados da prestação do serviço militar inicial no municipio de Rio dos Cedros, de acordo com o parágrafo 6º do artigo 216 e 217 do regulamento da lei do Serviço Militar.