Secretaria de Educação Coordenação Pedagógica realiza Avaliação do PRIMEIRO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO

 

1-      Introdução

A Secretaria Municipal de Educação de Rio dos Cedros adotou, de acordo com as possibilidades de organização de trabalho escolar para a ampliação do Ensino fundamental de 9 anos, o sistema dividido em quatro ciclos de alfabetização, distribuídos da seguinte forma de acordo com a Resolução nº 3/2005 CNE/CEB:

Ensino Fundamental de Nove Anos Organização nos Sistemas
Resolução nº 3 CNE/CEB
Anos Iniciais 1º ano 1º Ciclo
2º ano
3º ano
4º ano 2º Ciclo
5º ano  
Anos Finais 6º ano 3º Ciclo
7º ano
8º ano 4º Ciclo
9º ano

                O objetivo da ampliação do ensino fundamental é oferecer maiores oportunidades de aprendizagem no período da escolarização obrigatória e assegurar que, ingressando mais cedo no sistema de ensino, as crianças prossigam nos estudos, alcançando maior nível de escolaridade.

                     Desta forma, faz-se necessário um maior acompanhamento aos alunos em cada ciclo de aprendizagem para que se observe as possibilidades da criança ingressar no ciclo seguinte mais bem preparada e segura. De outro modo, também poderão ser evitadas reprovações desnecessárias. A avaliação será baseada numa avaliação psicopedagógica, procurando observar várias áreas do conhecimento e, também no referencial curricular do município.

                     Conforme a Coordenadora Graciela L Travalha procuramos analisar neste estudo o primeiro ciclo de alfabetização (3º ano), observando os seguintes critérios: fase de alfabetização, por meio de leitura e escrita, capacidade de interpretação, construção de frases e pequenos textos, raciocínio matemático observando se houve assimilação das quatro operações básicas, criatividade e interesse.

                     Pelo fato de se basear em uma avaliação psicopedagógica, será possível identificar possíveis dificuldades de aprendizagem e consequentemente fazer as intervenções individuais quando necessário.

Utilizando a seguinte Metodologia . Realizaremos uma avaliação coletiva em grupos de aproximadamente dez alunos, obedecendo aos critérios estabelecidos e mediante atenção especial, sanando dúvidas e direcionando cada questão da avaliação. Após avaliação serão observados os resultados e identificados os alunos com maiores dificuldades ou em defasagem.

                     Para estes alunos que apresentarem dificuldades será aplicada uma nova avaliação individual, iniciando pelo contato com a família da criança e com o professor, que são peças fundamentais na aprendizagem e desenvolvimento da criança, buscando parceria na intervenção à dificuldade da criança e realizando os encaminhamentos aos profissionais de saúde se necessário.

                     Essa avaliação servirá de subsídio para os professores no final do processo e na série seguinte, bem como para o próprio aluno que perceberá o que conseguiu atingir no terceiro ano e o que ainda está faltando.

Coordenação Pedagógica