Prefeitos entregam pauta de reivindicações ao governador Colombo

“Pretendemos lançar outra edição do Fundam no segundo semestre”, garantiu o governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, aos prefeitos durante a entrega da pauta de reivindicações feita pela Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (Ammvi), na tarde desta terça-feira, 16 de junho, no Centro Administrativo, em Florianópolis. O encontro contou com a presença de 11 prefeitos, a vice-prefeita de Gaspar e o secretário de Estado da Casa Civil, Nelson Serpa.

Durante a reunião, o presidente da Ammvi e prefeito de Rodeio, Paulo Roberto Weiss, destacou itens prioritários da pauta: atenção à saúde pública da região, melhor distribuição do número de efetivos na segurança pública e nova edição do Fundo de Apoio aos Municípios (Fundam), como também linhas de crédito para os municípios por meio do Badesc.

“Temos ciência das carências em várias áreas dos municípios, mas precisamos urgente de apoio nos temas prioritários para que possamos reforçar os investimentos em infraestrutura urbana, aprimorar os serviços e oferecer mais dignidade e qualidade de vida aos cidadãos”, destacou Weiss.

Além da nova edição do Fundo, novas formas e fontes de financiamento estão sendo estudadas para permitir que as gestões municipais prossigam com os investimentos em infraestrutura. No entanto, Colombo reafirmou a preocupação com as taxas de juros e a diminuição da capacidade de linhas de créditos dos bancos.

Sobre a segurança pública, o governador se sensibilizou com o pleito e afirmou que o Estado tem buscado alternativas para compensar o baixo número de policiais, como por exemplo, o aumento do número de câmeras para o videomonitoramento e o investimento nos serviços de inteligência. “Vamos cuidar disso, pois este é um assunto muito importante”, frisou.

Segundo Colombo, em Santa Catarina há uma diminuição de efetivos, alto índice de aposentadorias e desistência dos soldados ainda na fase de treinamento. “Realmente a conta não fecha”, desabafou aos prefeitos. Além disso, explicou o governador, está acontecendo uma migração da violência para as cidades menores e áreas rurais, dificultando a cobertura policial.

Em sua fala, o governador assegurou que o passivo do Estado aos Municípios na área da saúde será zerado em julho. Além disso, Colombo reconheceu que a região do Médio Vale é sacrificada na área da saúde por erros no passado. Conforme ele, não há expectativa de construção de um hospital público, e sim o Estado vai permanecer enviando auxílio financeiro às entidades hospitalares já existentes.

Na ocasião, os prefeitos cobraram também a intervenção do Estado para agilizar a obra de duplicação da BR-470 e garantir que o traçado da Ferrovia da Integração passe pela região. Sobre a rodovia, Colombo mostrou otimismo e disse que há possibilidade de solução rápida, afirmando que a concessão é uma delas e não prejudica o andamento das obras. Quanto a ferrovia, o governador ratificou seu apoio e a importância deste modal para o crescimento econômico do Vale, além de que a ferrovia não está no plano de concessões.

Conforme Weiss, todos os pleitos prioritários apresentados ao governador já vêm sendo tratado pela Ammvi junto aos respectivos órgãos desde fevereiro. “Já apresentamos estas reivindicações ao secretário de Estado da Saúde, ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e à Celesc. Entregamos ainda outros pedidos ao secretário de Estado da Educação, ao Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra) e à Bancada Parlamentar Catarinense”, relembra o prefeito.

Demais pleitos nas áreas de infraestrutura urbana, resíduos sólidos, segurança pública, educação, defesa civil, saúde, assistência social, agricultura, meio ambiente, comunicação e energia também foram entregues ao governador Colombo, que se comprometeu em receber os prefeitos em meados do segundo semestre para acompanhamento da pauta e respostas mais concretas.

“Continuaremos na vigília para que, a cada etapa, possamos chegar mais perto das nossas metas e concretizar medidas que venham ao encontro das carências na região”, finalizou o presidente da Ammvi.

Veja aqui os pleitos apresentados pelos prefeitos ao governador.

OBS.: Se precisarem de mais fotos me avisem que envio.

Agradecemos a divulgação.

Michele Prada
Relações Públicas (Conrerp RS/SC 2510)
Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí