ESF CENTRO – HIPERDIA

Seguindo o planejamento de ações educativas em saúde, a Equipe de Saúde da Família – 02 centro, sob a coordenação da Enfermeira Janete e em parceria com a Vigilância Epidemiológica, reuniram-se com o grupo HIPERDIA no dia 18 de março. Neste encontro foi discutido sobre a Dengue e a Febre Chikungunya, assunto bastante pertinente neste momento em que o Estado de Santa Catarina, está em alerta em relação a Dengue. As pessoas presentes foram orientadas quanto às características das duas doenças, sinais e sintomas, transmissão e os cuidados de prevenção. Tiveram espaço para sanar dúvidas e fazer questionamentos.

Dengue: é uma doença infecciosa febril causada por um arbovírus, sendo um dos principais problemas de saúde pública no mundo. É transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti infectado. Os sintomas da dengue são: febre, dor de cabeça, dores musculares e nas articulações, dor retro-orbital (atrás dos olhos), e manchas vermelhas na pele.

Febre do chikungunya: é uma doença infecciosa febril, causada pelo vírus chikungunya (CHIKV), que pode ser transmitida pelos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus. O início dos sintomas ocorre de 2 a 10 dias após a picada do mosquito, podendo chegar a 12 dias – o chamado período de incubação. Os sintomas são: febre de início repentino e dores intensas nas articulações de pés e mãos – dedos, tornozelos e pulsos. Pode ocorrer, também, dor de cabeça, dores nos músculos e manchas vermelhas na pele.

Orientações para evitar a proliferação do Aedes aegypti e Aedes albopictus

*Evite usar pratos nos vasos de plantas. Se usar, coloque areia até a borda

*Guarde garrafas com o gargalo virado para baixo

*Mantenha lixeiras tampadas

*Deixe os depósitos para guardar água sempre vedados, sem nenhuma abertura, principalmente as caixas d’água

*Plantas como bromélias devem ser evitadas, pois acumulam água

*Trate a água da piscina com cloro e limpe uma vez por semana

*Mantenha ralos fechados e desentupidos

*Lave com escova os potes de comida e de água dos animais no mínimo uma vez por semana

*Retire a água acumulada em lajes

*Dê descarga no mínimo uma vez por semana em banheiros pouco usados

*Mantenha fechada a tampa do vaso sanitário

*Evite acumular entulho, pois podem se tornar locais de foco do mosquito da dengue.

A Equipe de Saúde da Família agradece todos pela presença, e agradece Enfermeira Rafaela Petermann (responsável pela Vig. Epidemiológica do Município), pela participação no evento.